
Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação acontece neste sábado (20)
Objetivo é verificar e atualizar os cartões de vacina de crianças e adolescentes; crianças de um a menores de cinco anos devem tomar dose extra da poliomielite
Os pais das crianças e adolescentes têm um compromisso neste sábado (20): comparecer às unidades de saúde para conferir ou completar o esquema vacinal dos filhos com idades entre zero e quinze anos incompletos. Das 8h até as 17h, acontece em todo município o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, que busca verificar e atualizar os cartões de vacina.
“Nossa cobertura vacinal está muito abaixo da expectativa, assim como no resto do Brasil. Uberlândia, está em média, com 80% de cobertura, quando deveria ser de 95%. A vacinação de todas as crianças e jovens é essencial para reduzir a incidência de doenças imunopreveníveis”, pontuou Cláubia Oliveira, coordenadora do Programa de Imunização da Prefeitura de Uberlândia.
Além da atualização do cartão de vacina, as crianças de um a menores de cinco anos devem tomar uma dose extra da vacina da poliomielite. A estratégia vem em um momento de baixas coberturas vacinas e a situação de risco que o Brasil enfrenta da reintrodução do vírus, e a vacina é a única forma de prevenção contra a paralisia infantil.
Por isso, segundo a coordenadora, a Campanha, bem como o Dia D, é uma grande oportunidade para os pais colocarem em dia o cartão de vacina dos filhos e reforçar a proteção contra várias doenças. “A Campanha é mais uma chance que os pais têm de procurarem as unidades de saúde para deixar os filhos protegidos. Coma a ação no sábado, não tem desculpa para não verificar o cartão dos filhos. Se continuarmos com uma baixa cobertura, o reflexo disso, no futuro, é a volta de doenças que foram, inclusive, erradicadas”, finalizou.
Covid-19
As vacinas da Covid-19 poderão ser administradas na população a partir de três anos de idade de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
A vacinação nas crianças acima dos três anos começou no dia 20 de julho. Assim como no esquema vacinal adulto, o intervalo entre a primeira e a segunda dose é de 28 dias. As crianças a partir de cinco anos de idade podem tomar CoronaVac ou Pfizer pediátrica.
Onde vacinar?
O município tem à disposição 74 salas de vacina. A vacinação neste sábado acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) – exceto Morumbi e São Jorge – das 8h às 17h.