Publicidade

Uso de tons claros e espelhos faz toda a diferença

A sala de estar costuma ser um dos ambientes mais utilizados dentro de um lar, até porque é nesse cômodo em que a gente pode descansar, assistir TV, fazer uma leitura e receber visitas com mais conforto e tranquilidade.

No entanto, com a tendência de casas e apartamentos com áreas cada vez mais reduzidas, pode ser que você tenha dúvidas de como organizar a sua sala e quais escolhas fazer no que diz respeito à decoração. Uso de racks ou de estante? Um sofá retrátil ou poltronas individuais? Pintura com cores claras ou escuras?

A resposta para essas e outras questões vai estar intimamente associada à forma como você consegue ampliar até mesmo espaços pequenos sem ter que abrir mão do seu estilo pessoal. Continue a leitura para saber como organizar a sua sala de estar.

Menos é mais

O primeiro passo na hora de organizar um cômodo que tenha uma área reduzida é se pautar na máxima “menos é mais”. Isso porque encher o ambiente com muitos móveis e objetos vai gerar uma forte poluição visual que só faz com que o espaço pareça ainda menor.

Em contrapartida, você pode utilizar apenas o necessário, considerando sempre a proporção entre a área da sala e o tamanho dos móveis. Um sofá de três lugares pode ser mais interessante que um modelo de dois lugares, mas não pode dificultar a passagem dos transeuntes, por exemplo.

Uma ótima ideia nesses casos é encomendar móveis sob medida, garantindo que o espaço seja utilizado ao máximo e de maneira mais funcional possível. Aproveite também os cantos e paredes para colocar prateleiras e quadros, valorizando a decoração horizontal.

Aposte no branco na pintura

O branco tem uma característica única de dar mais amplitude a qualquer tipo de ambiente. Sendo assim, vale a pena usar essa cor ou algum de seus vários tons como base na pintura da sala de estar. Você também pode mesclar o branco com tons terrosos e pastéis, por exemplo.

Deixe as cores para a decoração

Tem gente que detesta investir em cores neutras exatamente por conta do estilo pessoal. A dica aqui é deixar as cores mais fortes para os detalhes, como os quadros que estão pendurados na parede ou os objetos decorativos que ficam sobre a rack.

Espelhos também ajudam

Outra alternativa para quem deseja maximizar o espaço é o uso de espelhos. Isso porque, ao refletir a imagem, essa peça garante um visual mais amplo à sala. Você pode usar modelos amplos, recobrindo toda a parede, ou ainda em formatos geométricos e abstratos para fugir um pouco do comum.

Incorpore outros ambientes

Se você estiver disposto a mexer com construção e reforma, é possível incorporar outros ambientes da casa à sala, como sala de jantar e cozinha, quebrando algumas paredes. A ideia é bastante interessante para casas ou apartamentos que são mal divididos, mas exige um maior investimento financeiro.

Boa iluminação faz toda diferença

A iluminação é outro ponto que deve ser considerado na hora da decoração de uma sala de estar. Aproveite ao máximo a luz do sol, mas também tenha lâmpadas, abajures e luminárias nesse cômodo.

Peças de vidro e móveis claros

Investir em móveis mais claros e em peças de vidro também é uma opção bem-vinda para quem quer ampliar visualmente a sua sala. Prefira cores como o branco, o cinza-claro e o bege no forro do sofá e/ou da poltrona; e use uma mesa de centro ou hack com tampo de vidro.

Prefira cortinas leves

Nada de colocar uma cortina supervolumosa com tecidos extremamente pesados em uma sala que se pretende aumentar visualmente — na verdade, esses modelos acabam gerando o efeito contrário. Então, na dúvida, prefira cortinas mais leves, feitas de materiais como o voil e linho.

Deixe uma resposta