Today segunda-feira, 17th novembro 2025
Imprensa e Mídia

Notícias de Uberlândia, Brasil e Mundo

Defesa Civil de Minas Gerais emite alerta para baixa umidade do ar entre 14 e 16 de julho: regiões do Triângulo, Noroeste e Norte estão entre as mais afetadas

Defesa Civil de Minas Gerais emite alerta para baixa umidade do ar entre 14 e 16 de julho: regiões do Triângulo, Noroeste e Norte estão entre as mais afetadas

O Governo de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MG), emitiu um alerta nesta segunda-feira (14/7) para a queda acentuada na umidade relativa do ar em diversas regiões do estado. O aviso é válido até quarta-feira (16/7) e destaca o risco à saúde em função do clima seco, especialmente em áreas como o Triângulo Mineiro, Noroeste, Norte e região Central.

Segundo dados do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) e do Centro de Inteligência em Defesa Civil, os índices de umidade devem variar entre 20% e 30% nas regiões mais afetadas. Já no Centro, Sul, Noroeste e Leste de Minas, incluindo Belo Horizonte, a previsão aponta umidade entre 30% e 50%. O Nordeste mineiro deve registrar os melhores índices, com valores entre 40% e 60%.

Baixa umidade exige atenção redobrada com a saúde

A baixa umidade do ar pode causar problemas respiratórios, ressecamento da pele e desidratação, especialmente em crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. Profissionais da saúde recomendam medidas simples e eficazes para reduzir os impactos do clima seco:

  • Beba bastante água ao longo do dia, mesmo sem sede;

  • Evite exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 17h;

  • Utilize umidificadores, toalhas molhadas ou baldes com água em ambientes internos;

  • Higienize as narinas com soro fisiológico para evitar irritações;

  • Aplique hidratantes corporais e protetor labial com frequência;

  • Evite queimadas e o uso de balões, pois o tempo seco aumenta os riscos de incêndios.

Sistema de alertas por SMS auxilia na prevenção

A Defesa Civil de Minas reforça a importância do sistema de alertas por SMS, que informa a população em tempo real sobre mudanças climáticas. O tenente-coronel Wenderson Duarte Marcelino, coordenador adjunto do órgão, destaca a eficácia da ferramenta:

“O alerta antecipado faz toda a diferença na prevenção de riscos. Com o sistema da Defesa Civil, a população é informada em tempo real sobre situações como a baixa umidade do ar, podendo se proteger com mais agilidade. É simples e gratuito: basta enviar um SMS com o CEP da sua região para o número 40199”, orienta.

Telefones úteis em caso de emergência:

  • 190 – Polícia Militar de Minas Gerais

  • 193 – Corpo de Bombeiros

  • 199 – Defesa Civil

Aldair dos Santos

Formado em Comunicação Empresarial pela Faculdade Pitágoras e Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo (UNITRI), em Uberlândia, o jornalista Aldair dos Santos atua há mais de 20 anos na área de Comunicação e Mídias Digitais.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Leia também x