
Curso de psiquiatria: o que faz o profissional, como se especializar e quanto ganha
Entenda o que faz um médico psiquiatra e qual é a importância de um curso preparatório na área.
O que faz alguém formado em um curso de psiquiatria? Primeiramente, você precisa entender que a Psiquiatria é uma das especializações médicas, ou seja, para ter o título na área é preciso cursar medicina em primeiro lugar. Depois de concluir a graduação, o profissional terá dois caminhos a seguir: optar por uma pós-graduação reconhecida na área ou fazer a prova de títulos para especialista em psiquiatria. Ambos os caminhos necessitam de um curso de psiquiatria focado na preparação do profissional.
O especialista nessa área da saúde atuará diretamente no estudo, na prevenção, diagnósticos, tratamento e reabilitação de pacientes que sofram com algum tipo de distúrbio psíquico, ou seja, de transtornos mentais. Entre algumas das patologias mais comuns estão: depressão, ansiedade, síndromes variadas, TOC, esquizofrenia e várias outras.
Por isso, um bom curso de psiquiatria é fundamental para as pessoas que desejam se tornar profissionais capacitados para atender todas as demandas que podem envolver um sofrimento extremo para seus pacientes.
O que envolve o trabalho de um médico psiquiatra
Mesmo que você já tenha o diploma de medicina em mãos e esteja buscando mais informações sobre um curso de psiquiatria para se especializar, vale a pena visitar novamente os conhecimentos a respeito das funções do especialista na área.
O médico psiquiatra tem em sua gama de atuação prática o diálogo, análise dos sintomas e dos possíveis efeitos causadores dos transtornos, além da possibilidade de receitar fármacos que aliviam os sintomas.
É possível atuar tanto no serviço público, em hospitais e em ambulatórios de especialidades médicas, como em Centros de Atenção Psicossocial e em repartições da prefeitura. Também é possível o psiquiatra trabalhar na área forense, como perito criminal e judiciário, além de atender em consultórios ou hospitais privados em todo o país.
De uma forma geral, o salário de um profissional da área não é menor do que R$ 10 mil para trabalhos de até 30 horas semanais. Porém, os valores podem ser bem maiores dependendo da atuação. Em uma clínica privada, cada sessão de 1 hora pode custar mais do que R$ 200. A tabela de preços pode ser conferida junto a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Importância de um curso de psiquiatria para o preparatório de títulos
Por fim, se você deseja se especializar nessa área médica, o mais indicado é buscar por um curso de psiquiatria que forneça a melhor preparação para a prova de títulos, já que esse é um dos caminhos mais sugeridos.
A boa notícia é que existem excelentes opções de cursos preparatórios que podem ser encontrados online, por meio do Ensino a Distância (EaD). Isso quer dizer que mesmo no final do curso de medicina, o aluno já consegue se preparar para o futuro e não perder mais tempo depois da graduação.
Basta se manter atento às regras estipuladas pela ABP e que podem ser conferidas dentro do próprio curso de psiquiatria escolhido para fazer construir a carreira na área. Professores com experiência prática vão saber orientar adequadamente os futuros psiquiatras brasileiros.