Neto foi um dos jogadores que atuou nos 4 grandes times de São Paulo, começou a carreira no infantil da Ponte Preta, mas ainda amador se transferiu para as categorias de base do Guarani. O meio-campista despertou a atenção e logo estreou como profissional, aos dezessete anos. Com sua habilidade, despertou interesse de grandes equipes do Brasil

Foi contratado pelo São Paulo em 1987, mas teve participação discreta, pois sofreu um acidente automobilístico, que o deixou afastado durante um tempo. Foram 33 partidas; doze vitórias, treze empates, oito derrotas, cinco gols marcados e conquistando o título paulista daquele ano.

Voltou para o Guarani e foi vice-campeão paulista de 1988. No time de Campinas deu novamente show de bola. Num dos grandes lances de sua carreira, marcou um gol de bicicleta antológico sobre o Corinthians, no primeiro jogo da final do Campeonato Paulista de 1988. No mesmo ano, transferiu-se para o Timão.

A carreira consolidada de Neto

Neto foi o principal jogador do Corinthians na conquista do primeiro título brasileiro do clube. O time do Corinthians era tecnicamente limitado. A final seria contra o então vice-campeão brasileiro São Paulo, treinado por Telê Santana e com um elenco muito superior. O Corinthians dependia de Neto e da determinação dos outros jogadores.

Logo aos 4 minutos do primeiro jogo, com público de 88 mil pagantes, ele cobrou uma falta e deixou Wilson Mano livre para fazer 1 a 0. No jogo de volta, o público pagante foi superior a 100.000 pessoas e com o Estádio do Morumbi ocupado pela Nação Corintiana. Marcado, Neto limitou-se a jogar para o time e saiu campeão: 1 a 0, gol de Tupãzinho. 

Neto defendeu o Corinthians em dois períodos: entre 1989 e 1993 e entre 1996 e 1997, mas em 1989, o ponta com 23 anos tentou a sorte com a camisa alviverde. Sua passagem pelo time durou apenas seis meses de Campeonato Paulista. Mas, em um clássico em abril de 89, no Morumbi, ele fez um gol de cabeça, deu passe para outro, beijou a camisa do Palmeiras e saiu de campo provocando os corintianos.

No meio de 1994 o meia vinha do Atlético-MG, que no primeiro semestre havia tentado montar um super time com o jogador, vindo do Millionarios-COL, mas ainda vinculado ao Corinthians. Para o Galo, foi a chance de repassar o atleta, já que não havia conseguido saldar o valor integral do passe junto ao Corinthians.

O Santos vinha de um quarto lugar no campeonato paulista o que tinha sido um feito, dado que a equipe chegou a ocupar a lanterna no primeiro turno. Não era um time dos sonhos e Neto era substituído frequentemente durante os jogos. Em algumas vezes ficou na reserva de Ranielli. Marcou contra o Corinthians no Brasileiro de 1994, mas não vingou no Santos.

Neto se aposentou em 1999, jogando pelo Deportivo Itália, da Venezuela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui