Aconteceu nesta sexta-feira, dia 22 de setembro, a seleção do júri do PRÊMIO TERRITÓRIO CRIATIVO TV PARANAÍBA. Essa é a primeira edição do prêmio realizado pela BALAIO DO CERRADO PRODUTORA dedicado a reconhecer experiências em que o uso de “tecnologias artístico culturais” resultou em algum tipo de impacto positivo ou ganho econômico, entendendo a economia, para além aspecto unicamente financeiro, como a ciência da gestão de recursos.

Puderam se inscrever ações, projetos, pessoas ou instituições.

Nessa primeira edição, o prêmio recebeu inscrições com ações realizadas em 8 cidades.

Os vencedores:

O Prêmio trouxe 4 categorias, e o júri escolheu os seguintes projetos como vencedores:

Na categoria SINGULARIDADE, para projetos que se destacam pela originalidade e autenticidade artística, contribuindo para a diversidade cultural e valorização da identidade local, o vencedor foi o trabalho REDUTO NEGRO, realizado em Uberlândia pelo artista Dequete.  O objetivo geral do projeto Reduto Negro era criar uma galeria de arte urbana a céu aberto em diálogos com as memórias da comunidade; realizando ações de intervenção e ressignificação de espaços no bairro mais antigo de Uberlândia, o bairro Patrimônio.

Singularidade.jpg

Na categoria INOVAÇÃO E SOLUÇÃO, para projetos ou ações que apresentaram soluções criativas e inovadoras para desafios culturais e econômicos, explorando o potencial das tecnologias artístico-culturais, o vencedor foi OLHAR DA ALMA, também de Uberlândia. Esse é um projeto que teve sete edições.  Consiste em curso que une formação artística e cultura de paz por meio da fotografia, humanidades e artes visuais. O projeto já formou uma centena de alunos gerando impactos positivos em suas vidas, com muitos deles gerando renda, a partir do trabalho com fotografia.

WhatsApp Image 2023-09-23 at 11.31.50 (1).jpeg

Na categoria TRANSVERSALIDADE, para projetos ou ações que integram diferentes setores da economia  e da cultura, promovendo  colaborações e parcerias entre  áreas distintas, o vencedor foi de Araguari. O projeto MUTIRÃO realiza um leque de ações durante o ano entre formação, capacitação e eventos sendo composto por nove ações contínuas: “Festival Dó Ré Mi”, “Brinca.art”, Congresso Araguarino de Danças Étnicas Populares, cantinho da sororidade, “Escola de Projeto, “Cine Cultura Mutirão”, “Arraiá Ventania – festival de quadrilha” e o livro “Lendas e monstros”.

Mutirão 3.jpg

E na categoria ARRANJO PRODUTIVO, para projetos ou ações que fomentaram a formação de  arranjos produtivos culturais,  impulsionando a cooperação, a  troca de conhecimentos e o  fortalecimento do ecossistema  cultural e criativo local, o júri premiou a REVISTA O.Q. A revista surgiu em 2009, e a partir de 2023, tornou-se anual e tem previsão para lançar o número 10 em 2024. O objetivo dela é o incentivo aos sonhos dos produtores deHQs, as revistas em quadrinhos.

Revista O.Q. 1.jpg

A entrega da premiação:

A premiação será entregue na próxima quarta-feira (27), às 19 horas, no SEBRAE em Uberlândia, que junto com a TV PARANAÍBA apoia esse projeto. Além do prêmio em dinheiro, os vencedores receberão também um troféu, obra do artista plástico goiano residente em Uberlândia, Fauster Martins.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui