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Dificilmente alguém decidirá oferecer o serviço de foto profissional com o objetivo de se tornar um especialista em marketing. 

No entanto, a realidade é que, se você não se concentrar no marketing e nos negócios da fotografia, sua empresa não conseguirá sobreviver tempo suficiente para alcançar o patamar que você deseja. Isso dói, mas é a verdade. 

Felizmente, a curva de aprendizado no início é a parte mais difícil e, à medida que você se acostuma com o lado dos negócios, tudo virá muito mais naturalmente para você. 

Eventualmente, pode até ser que você comece a gostar de verdade do marketing, ou pelo menos apreciar o trabalho que o envolve, depois de ver o quão poderoso ele pode ser para divulgar o seu trabalho e conseguir clientes. 

Mas, afinal, como fazer marketing digital para um estúdio de fotografia? 

Continue a leitura e confira algumas das estratégias de marketing digital mais importantes que você pode começar o quanto antes para garantir que seu negócio de fotografia seja um sucesso! 

Dicas de marketing digital para um estúdio de fotografia

Começar a investir em marketing digital, sem dúvida, pode ser um grande desafio para algumas pessoas. Porém, aqui estão algumas dicas importantes que poderão te ajudar a divulgar o seu negócio na internet. 

1. Use as redes sociais

Se tem um lugar que é ideal para divulgar um negócio de fotografia, esse lugar são as redes sociais, especialmente o Instagram. 

Se o seu estúdio de fotografia ainda não tem uma conta criada no Instagram, Facebook ou até mesmo LinkedIn, está na hora de fazer isso. Afinal, você não precisa pagar nada para criar suas contas. 

No entanto, usar as redes sociais com o objetivo de divulgar um negócio vai muito além do que apenas publicar fotos. Você precisa definir uma estratégia de marketing nas mídias sociais e manter uma frequência de publicações. 

Além disso, também é importante que entregue conteúdo de qualidade para os seus seguidores. Por exemplo, você pode criar um post feed no formato carrossel dando algumas dicas sobre como tirar melhores fotos com celular. 

Quanto mais você aproximar o seu público-alvo do seu negócio, mais eles poderão confiar em você e optar por escolher o seu trabalho. 

2. Tenha um site que atende a necessidade dos seus potenciais clientes

Outra coisa extremamente importante que você precisa fazer é criar um site para o seu negócio. Embora algumas pessoas acreditem que um estúdio de fotografia não precisa de um site, acredite, isso faz toda a diferença para que você consiga ou não clientes na internet. 

Tenha em mente que o seu público-alvo está neste momento fazendo pesquisas no Google. Se eles não encontrarem o site do seu estúdio, eles encontrarão o site dos seus concorrentes. 

Então, crie o site do seu negócio o quanto antes. Se não souber como fazer isso, contrate um profissional para te ajudar. 

3. Invista no e-mail marketing 

Quando você consegue criar uma lista de e-mails de clientes e potenciais clientes, pode obter muito mais contratações do seu serviço, já que consegue se manter na mente das pessoas. 

Pergunte às pessoas se você pode adicioná-las à sua lista e sempre faça com que elas optem pela assinatura. 

Coloque formulários de inscrição ou pop-ups em seu site que incentivem as pessoas a participar. Considere dar algo para incentivá-los a fazê-lo, como papéis de parede gratuitos de sua fotografia, por exemplo. 

Ao enviar e-mails, crie conteúdo que sua lista goste. Quanto mais benefício e interesse você fornecer para as pessoas em sua lista, mais elas irão gostar e mais gostarão de você. Então, quando você vender, eles estarão preparados para comprar seus serviços ou produtos. 

4. Aproveite o SEO

As técnicas de SEO são aplicadas em sites para que eles consigam obter uma boa classificação nos resultados dos mecanismos de busca, como o Google. 

Essa é uma estratégia de longo prazo que leva algum estudo para entender como fazer. Porém, ela é extremamente importante para que o seu site seja encontrado pelo seu público-alvo. 

Dito isso, o SEO não deve ser ignorado, porque a maioria das pessoas usará o Google para encontrar o fotógrafo certo para elas. Lembre-se sempre de que o objetivo do Google é fornecer os sites mais relevantes para o tópico de consulta. 

Se você deseja classificar para um termo específico, certifique-se de criar a melhor página possível que responderá a essa consulta. Sem isso, uma estratégia de SEO não funcionará.

Conclusão

O marketing digital é essencial para qualquer tipo de negócio que precise se destacar e ser encontrado na internet. 

Embora você, dono de estúdio de fotografia, não tenha interesse no universo do marketing online, é importante que invista em estratégias para que o seu trabalho seja divulgado e encontrado na internet. 

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e que elas ajudem no processo de crescimento do seu negócio de fotografia! 

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