
Como armazenar os resultados de exames de pacientes com segurança
Quando se tem uma empresa de saúde, o nível de responsabilidade com a qual você precisa lidar aumenta consideravelmente. Tudo passa a ser mais sério, tudo passa a ser uma obrigação legal.
Não é como se você pudesse perder alguma coisa e se perguntar onde a colocou, como ocorre em boa parte de nossas vidas. Cada exame de paciente, por exemplo, contém informações vitais sobre a vida de um ser humano.
Não é somente a responsabilidade com um arquivo e informações, mas sim com a vida de um paciente. Imagina se aquele resultado de exame perdido era fundamental para a vida daquela pessoa? E você simplesmente o perde e diz que ele precisa ser refeito?
Se o caso é urgente, se a pessoa está ansiosa e precisa saber do resultado o quanto antes, e de repente você alega que o exame foi perdido e terá que ser refeito, tudo o que vai acarretar àquela pessoa será dor, angústia e ansiedade.
Então, trata-se de uma questão profissional e ética que você saiba armazenar apropriadamente os resultados dos exames, além de ser uma questão humana ligada a um compromisso com a empatia.
No entanto, entendemos que isso não é exatamente fácil e que problemas podem acontecer. Se você tem uma clínica que está atendendo adequadamente, muitos pacientes a procuram, inclusive para solicitarem mais de um exame, portanto você acaba tendo muita coisa para armazenar.
Por essa razão, você não pode negligenciar no momento de fazer a logística dessa parte, já que ela deve ser a base dentro do seu negócio.
Neste artigo, vamos explicar maneiras seguras de armazenar os resultados de exames de pacientes para que você não decepcione um cliente que está confiando no seu trabalho. Confira algumas delas a seguir!
Sistema terceirizado
Sabemos que a sua empresa não precisa fazer tudo sozinha. Existem algumas ações que certamente serão melhor administradas por pessoas especializadas no assunto, que vão trabalhar focadas exclusivamente para que tudo funcione bem.
Algumas empresas como a TDSA Sistemas para Clínicas, por exemplo, vão cuidar para que tudo seja feito da forma mais profissional possível, levando sempre em consideração a eficiência no trabalho. Basicamente, quando você terceiriza esse tipo de negócio, poderá deixar 100% do trabalho nas mãos dessa empresa, que certamente cuidará de tudo para você da melhor forma possível.
No entanto, uma clínica pode precisar somente de uma plataforma terceirizada, onde ela pode inserir todos os exames e deixá-los armazenados. Isso significa que a própria clínica será responsável por seu armazenamento, não necessitando ter a preocupação onde tudo isso será guardado.
Geralmente, esse tipo de formato usa a nuvem como local de armazenamento, criada pela própria empresa que está sendo contratada, assim, a empresa contratante não precisa se preocupar com espaço.
Essa maneira de armazenamento é bastante segura, já que você está confiando tudo em um serviço digital, que possui backups gigantescos. Esse tipo de ação é muito útil quando se armazena ou se administra qualquer tipo de negócio, como Hemocentros ou Bancos de Sangue, por exemplo, sendo uma responsabilidade para qualquer tipo de software.
Dessa forma, você não se preocupa com o que possa acontecer, já que as informações vão estar salvas ali em algum lugar, eliminando quaisquer chances que existem de você perder algo importante do seu cliente.
Esse tipo de empresa, como é o caso da TDSA Sistemas para Clínicas, também poderá prestar consultoria para a contratante, ajudando-a com soluções simples, sempre de acordo com o que ela necessita.
Sistema próprio de armazenamento em nuvem
Existem ainda empresas que optam por ter um sistema próprio para essa função. Essa opção pode ser mais cara em curto prazo, já que é necessário contratar um programador para montar todo esse sistema. No entanto, em longo prazo, isso pode ser muito compensador.
Isso porque, quando você terceiriza o trabalho, normalmente o pagamento será mensal. Certamente se livrará de algumas responsabilidades, mas terá que arcar com um valor todos os meses.
Por esse motivo, algumas empresas preferem desenvolver o próprio sistema que atenda de forma específica às suas demandas.
Dentre elas, não existe uma opção considerada a melhor, as duas atendem bem ao seu propósito, e ambas são consideradas mais seguras do que aquele tipo de sistema que não seja voltado especificamente para o seu segmento, ou então simplesmente deixar os arquivos no HD de um computador.
Principalmente, levando-se em consideração o fato de que computadores podem parar de funcionar e um HD pode dar problemas. Então, tudo o que havia armazenado pode ser perdido, sendo extremamente importante evitar qualquer tipo de risco quando se está lidando com a saúde das pessoas.