
Começam amanhã as inscrições para a 2ª edição da Mostra de Cinema e Educação
Refletir sobre o atual cenário da educação nacional e debater as transformações sociais, políticas e culturais através da produção cinematográfica. Esse é o principal objetivo da segunda edição da Mostra de Cinema e Educação de Uberlândia, que acontece entre os dias 17 e 19 de outubro na Oficina Cultural. Para selecionar os filmes que serão exibidos na Mostra, o projeto TraKinagem lançou um edital voltado para cineastas, professores e alunos.
As inscrições começam amanhã (1º) e podem ser feitas até o dia 10 de setembro em duas categorias. A primeira é destinada a cineastas que produziram filmes de ficção, documentário ou animação, que tenham como narrativa o cenário da educação em espaços formais e não formais, e com duração máxima de 25 minutos. Já a segunda categoria é voltada para alunos e professores da educação básica, que tenham produzido curtas-metragens em contexto escolares com temática livre e até três minutos de duração.
Segundo Cristiano Barbosa, cineasta e idealizador do TraKinagem, a Mostra propicia a construção de um panorama da produção audiovisual independente voltada para o território da educação. “Esta convocatória é de nível nacional e como também prestigiará as produções locais realizadas nos contextos escolares, será uma ótima oportunidade de refletir as potencialidades pedagógicas do cinema. Após cada sessão de exibição, debateremos com os espectadores os temas abordados pelos filmes”, explica.
Para estimular a produção entre professores e alunos da educação básica, 12 escolas públicas irão receber uma oficina de produção de filmes. “No mês passado realizamos uma oficina de formação para educadores, onde compartilhamos a metodologia de produção de filmes dos projetos, de modo que os participantes pudessem multiplicar a experiência em suas escolas. Nossa intenção foi instrumentalizar e motivar esses educadores a produzirem filmes com seus alunos”, revela Cristiano.
Os filmes serão avaliados por uma comissão de seleção e os escolhidos serão divulgados até o dia 30 de setembro. As inscrições são gratuitas através deste link http://bit.ly/2mY4YiI e você pode conferir o edital completo aqui http://bit.ly/2Otn4We. Em caso de dúvidas, envie um email para[email protected] ou acesse a página facebook.com/trakinagemcine
Sobre o projeto
TraKinagem– Mostra de Cinema e Educaçãoé um projeto de exibição de filmes independentes produzidos dentro do ambiente escolar. Nasceu em 2017 como uma forma de explorar o potencial criativo de crianças e jovens para que eles experimentem outras formasde se relacionar com o mundo através da câmera. “Queremos estimular trakinagens com a luz, som, enquadramentos e outros componentes da imagem por meio da produção de vídeos de curta duração, explorando as infinitas possibilidades dos recursos audiovisuais”, conta o idealizador.
A inciativa é viabilizada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC) da Prefeitura de Uberlândia e conta com o patrocínio do Sistema Integrado Martins e do Instituto ALGAR.
Mais informações:
www.facebook.com/trakinagemcine
www.youtube.com/trakinagemcine