Levantamento da Comscore mostra que 46,8% da audiência de esportes no ambiente digital pertence a esse grupo. Paixão nacional, o futebol, só perde para a caminhada, que detém 21% da preferência do público
As indústrias de esporte e entretenimento têm inovado para atender aos novos comportamentos de consumo do público brasileiro. Com a presença de novos recursos tecnológicos, as marcas buscam estratégias para manter as pessoas conectadas e engajadas no ambiente online. Um novo levantamento da Comscore sobre esportes traz uma análise da categoria nas mídias sociais e digitais e revela novos comportamentos de consumo.
Em um universo de mais de 70,1 milhões de visitantes únicos, o estudo mostra que 46,8% da audiência digital de esportes pertence à classe C. Na sequência, está a classe B, responsável por 33,5% da parcela de consumidores. Em relação ao gênero dos públicos dessa categoria, 67,2% são homens e 32,8% são mulheres, a maioria com 45 anos ou mais.
Prática esportiva entre os consumidores digitais
Em uma amostra, com 117,3 milhões de usuários, o levantamento da Comscore também trouxe insights sobre as atitudes do público em relação à prática esportiva. De acordo com os resultados, 66% dos entrevistados não gostam de se exercitar, mas têm consciência de que é benéfico para a saúde, e 48% dos participantes admitiram não ter disciplina para praticar esportes diariamente. Apesar do desafio em manter uma rotina de exercícios, essa conscientização demonstra uma compreensão crescente dos benefícios da atividade física.
Além disso, 51% dos entrevistados afirmaram se alimentar de forma saudável regularmente, 48% se exercitam intensamente para manter a forma física, 41% relataram que não se sentem bem se não se exercitarem regularmente, e 23% afirmaram jogar esportes em grupo porque se sentem bem competindo – o que indica o impacto positivo do esporte na saúde mental e no bem-estar geral.
Já entre as práticas esportivas preferidas dos consumidores on-line, entre 118,1 milhões dele, 21% costumam praticar caminhada, 14% optam pelo futebol, 10% são adeptos à corrida, 8% se dedicam ao treino aeróbico e 4% praticam yoga.
“Esses resultados revelam que uma parcela significativa do público consumidor de esportes no ambiente digital possui hábitos saudáveis e uma conscientização sobre a importância da prática esportiva. Essa tendência reflete uma mudança positiva na mentalidade da sociedade em relação à atividade física, destacando a necessidade de promover um estilo de vida mais saudável”, comenta Ingrid Veronesi, diretora sênior da Comscore para o Brasil.
Marcas mais consumidas e audiência cruzada
Entre as marcas mais consumidas pelo público na categoria de esportes, Nike, Adidas e Puma são as top 3 marcas desse segmento e representam audiência única de 4,7 milhões de consumidores. Entre elas, a Nike é a mais procurada pela audiência.
O estudo indica ainda que esportes, games e gambling (apostas) possuem uma audiência cruzada bastante representativa: mais de 50% dos consumidores de games e gambling também consomem esportes, enquanto 69,8% da audiência de esportes afirma também consumir a categoria de games.
O levantamento também revela que o top 3 de marcas de e-commerce esportivo, formado por Netshoes, Centauro e Decathlon, atingiu uma audiência de mais de 15,2 milhões de visitantes únicos em abril de 2023, com público 50% feminino.
No segmento de influenciadores, dentre os de destaque na categoria dos Esportes, os perfis Desimpedidos, Fred, Pedro Certezas, Cazé TV e Rômulo Mendonça formam o top 5 com mais influência nas redes brasileiras. Em maio de 2023, o Desimpedidos foi responsável por 68,69% do share de ações nas redes.
Para conferir o levantamento completo, acesse:
Sobre a Comscore
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