Publicidade

Em sessão legislativa ordinária realizada na manhã desta quinta-feira, dia 04, a Câmara Municipal de Uberlândia definiu as novas composições das 18 comissões permanentes da Casa para o ano de 2021/2022.

Segundo disse o presidente da Câmara, vereador Sérgio do Bom Preço (PP), “a sessão foi produtiva e todas as Comissões foram compostas de maneira a atender a proporcionalidade dos 18 partidos com representatividade na Casa e atender aos vereadores. Cada um deles tem uma atuação em área específica. Já na sessão de amanhã, sexta-feira, dia 05, teremos todas as comissões funcionando, podemos fazer a 4º sessão ordinária e deliberar, discutir e votar projetos”, disse.

Formadas novas comissões permanentes

O papel das comissões permanentes

As comissões permanentes são órgãos técnicos criados pelo Regimento Interno da Câmara e constituídos de vereadores com a finalidade de discutir e votar as propostas de leis que são apresentadas à Casa. Com relação a determinadas proposições ou projetos, essas comissões se manifestam emitindo opinião técnica sobre o assunto, por meio de pareceres, antes de ser levado ao Plenário; com relação a outras proposições elas decidem ou aprovando-as ou rejeitando-as, sem a necessidade de passagem pelo Plenário da Casa. A composição parlamentar desses órgãos técnicos é renovada a cada dois anos.

Na ação fiscalizadora, as comissões permanentes atuam como mecanismos de controle dos programas e projetos executados ou em execução do Poder Executivo e perduram enquanto constarem no Regimento Interno.

Confira como ficaram as Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Uberlândia para 2021/2022.

01 – LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO

Presidente: Anderson Lima (PSL)

Relator: Antônio Carrijo (PSDB)

Membro: Antônio Augusto Queijinho (Cidadania)

02 – FINANÇAS, ORÇAMENTO E TRIBUTOS

Presidente: Sgt. Ednaldo (PP)

Relator: Leandro Neves (PSD)

Membro: Walquir Amaral (SD)

03 – POLÍTICA URBANA, HABITAÇÃO E URBANISMO E TRANSPORTE PÚBLICO

Presidente: Eduardo Moraes (PSC)

Relator: Antônio Augusto Queijinho (Cidadania)

Membro: Amanda Gondim (PDT)

04 – SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO

Presidente: Gláucia da Saúde (PSDB)

Relator: Thiarles Santos (PSL)

Membro: Ivan Nunes (PP)

05 – DIREITOS HUMANOS SOCIAIS E DO CONSUMIDOR

Presidente: Liza Prado (MDB)

Relator: Amanda Gondim (PDT)

Membro: Thaís Andrade (PV)

06 – EDUCAÇÃO, CULTURA E CIÊNCIA

Presidente: Murilo (REDE)

Relator: Neemias Miquéias (PSD)

Membro: Dandara (PT)

07 – ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Presidente: Glaucia da Saúde (PSDB)

Relator: Thaís Andrade (PV)

Membro: Odair José (Avante)

08 –INDÚSTRIA, COMÉRCIO, TURISMO E TRABALHO

Presidente: Raphael Leles (DEM)

Relator: Cláudia Guerra (PDT)

Membro: Odair José (Avante)

09 –POLÍTICA RURAL E ADMINISTRAÇÃO DOS DISTRITOS

Presidente: Antônio Augusto Queijinho (Cidadania)

Relator: Eduardo Moraes (PSC)

Membro: Zezinho Mendonça (PP)

10 –SEGURANÇA PÚBLICA

Presidente: Sgt. Ednaldo (PP)

Relator: Leandro Neves (PSD)

Membro: Fabão (Pros)

11 – COMISSÃO MISTA DE PARTICIPAÇÃO POPULAR LEGISLATIVA

Presidente: Dandara (PT)

Relator: Gilvan Masferrer (DC)

Membro: Drika Protetora (Patriota)

12 –PROMOÇÃO RACIAL

Presidente: Dandara (PT)

Relator: Dudu Luiz Eduardo (Pros)

Membro: Neemias Miquéias (PSD)

13 –POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE DROGAS

Presidente: Walquir Amaral (SD)

Relator: Neemias Miquéias (PSD)

Membro: Sgt. Ednaldo (PP)

14 – MEIO AMBIENTE E DEFESA ANIMAL

Presidente: Drika Protetora (Patriota)

Relator: Liza Prado (MDB)

Membro: Thaís Andrade (PV)

15 – MICRO E PEQUENA EMPRESA

Presidente: Raphael Leles (DEM)

Relator: Zezinho Mendonça (PP)

Membro: Amanda Gondim (PDT)

16 – ESPORTE, LAZER E PARADESPORTO

Presidente: Ivan Nunes (PP)

Relator: Raphael Leles (DEM)

Membro: Amanda Gondim (PDT)

17 – INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E JUVENTUDE

Presidente: Eduardo Moraes (PSC)

Relator: Raphael Leles (DEM)

Membro: Charles Charlão (PP)

18 – ÉTICA E DECORO PARLAMENTAR

Presidente: Eduardo Moraes (PSC)

Relator: Ronaldo Tannús (PL)

Membros: Amanda Gondim (PDT), Anderson Lima (PSL) e Dudu Luiz Eduardo (Pros)

Fonte: Departamento de Comunicação CMU 

Deixe uma resposta