A Câmara Municipal de Uberlândia iniciou tratativas para viabilizar uma parceria público-privada voltada à construção de moradias com fins sociais no município. O presidente do Legislativo, vereador Zezinho Mendonça (PP), reuniu-se no dia 23 de maio com o gestor de negócios da empresa Ale/Tenda, Mateus Carvalho, e os empresários Lincoln Nolasco e Roger Dantas para discutir os detalhes da proposta, que envolve também a Prefeitura, por meio de seu programa habitacional.
Durante o encontro, Mateus Carvalho destacou que a Tenda, fundada em 1969 em Belo Horizonte, já beneficiou mais de 180 mil famílias em todo o país. Com capital aberto na Bolsa de Valores, a empresa é a segunda maior do setor na América Latina. Sua subsidiária Ale, criada em 2020, conta com uma fábrica de casas em Jaguariúna (SP) com capacidade de produzir uma unidade a cada 36 minutos, utilizando tecnologia industrial avançada.
A proposta em discussão prevê a construção de até 2 mil moradias em Uberlândia, com unidades entre 43 e 44 metros quadrados, 100% finalizadas e com possibilidade de ampliação. A entrega das primeiras mil casas, divididas em cinco condomínios, poderá ocorrer em até 12 meses após a aprovação dos projetos pela Prefeitura.
O terreno destinado à iniciativa está localizado na região leste da cidade e pertence ao empresário Lincoln Nolasco. Segundo Roger Dantas, as empresas envolvidas estão prontas para iniciar as obras assim que forem concluídas as etapas burocráticas e legais.
Para o presidente da Câmara, Zezinho Mendonça, a articulação representa um passo importante na busca por soluções para o déficit habitacional da cidade. Ele reforçou o papel da Câmara como mediadora entre os interesses público e privado e sugeriu ainda a instalação de uma unidade da Ale/Tenda em Uberlândia, destacando a posição estratégica da cidade no território nacional.
— Esperamos que essa parceria se concretize o quanto antes, com a aprovação do projeto pela Prefeitura. O principal objetivo é garantir moradias dignas para quem mais precisa — afirmou Mendonça.