Publicidade

Conhecido como centro de ecoturismo no Brasil, o município de Bonito reúne uma grande variedade de passeios para todas as idades.

Para 59% dos brasileiros, viajar com as crianças faz parte da lista de desejos para os próximos anos. Os dados foram revelados em uma pesquisa realizada pela Opinion Box para compreender as tendências do turismo no cenário pós-pandemia. Viajar em família ficou na frente do turismo em casal (33%), do embarque solo (18%) e dos passeios com os amigos (14%).

A cidade de Bonito pode ser uma boa opção para quem busca um destino que agrade à criançada. Polo do ecoturismo no Brasil, a região oferece águas cristalinas e diversas opções de atividades que apresentam um pouco mais da natureza sul-mato-grossense para toda a família.

Flutuações, cachoeiras, balneários, trilhas, tirolesas e interações com animais são alguns dos passeios disponíveis para quem decide conhecer a cidade de Bonito com as crianças. O lazer em família em um cenário natural fará com que os pequenos deixem os eletrônicos de lado e descubram novos interesses, como a prática de esportes de aventura, com um olhar direcionado à preservação ambiental.

Atenção às particularidades de Bonito

Localizada a 297 km da capital Campo Grande, a cidade de Bonito conta com pouco mais de 22 mil habitantes. Quem escolhe visitar o município precisa estar ciente de  que, para realizar qualquer passeio na região, é necessário entrar em contato com uma agência de turismo local.

Os agendamentos das atividades ocorrem, pois todas as atrações da cidade possuem um número limitado de pessoas, além de preços tabelados. Os passeios costumam ser realizados com a companhia de um guia, garantindo segurança e diversão durante todo o percurso.

Além disso, vale ressaltar que algumas atividades possuem restrição de idade mínima a partir dos 5 anos. Dessa forma, a dica é se informar sobre as exigências de cada local antes de agendar com a agência escolhida.

Passeios para a criançada em Bonito 

As paisagens exuberantes da cidade são cenários para passeios diversos. São oferecidas experiências para crianças que procuram por atividades mais calmas ou repletas de aventura.

É possível, por exemplo, realizar trilhas e nadar em cachoeiras no Rio do Peixe, aproveitar a tirolesa no Balneário do Sol, visitar o museu subaquático da Nascente Azul e se aventurar no boia cross do Eco Park Porto da Ilha, entre outras atrações.

Rio do Peixe

Foto: Hudson Garcia/Sectur Bonito (MS)

Considerado um dos atrativos mais tradicionais da região, o Rio do Peixe oferece trilha e cachoeiras aos  visitantes. Localizada na Fazenda Água Viva, a atividade proporciona uma imersão na natureza por meio da trilha em que araras, tucanos e macacos podem aparecer e interagir com os turistas.

Além da relação com os animais, o atrativo chama a atenção das crianças devido ao toque de adrenalina que oferece com as tirolesas e trampolins. Há, ainda, a presença de cachoeiras durante o percurso da trilha, boas opções para realizar paradas e refrescar após a caminhada.

A sede da Fazenda conta com sanitários, vestiários, bar e restaurantes onde é possível almoçar. Quem quiser pode ainda fotografar as crianças com diferentes espécies de araras.

Balneário do Sol

Foto: Reprodução/Site Balneário do Sol

Contemplando diferentes atividades na natureza, o Balneário do Sol é uma área de lazer localizada às margens do Rio Formoso. Para as crianças que gostam de passar o dia brincando e aproveitando a natureza, o atrativo é uma boa opção de passeio.

Atividades como trampolins, tirolesa e parquinho são as preferidas dos pequenos que visitam o Balneário do Sol. Os pais podem ainda aproveitar ao lado das crianças, nadando no rio entre peixes piraputangas, curimbas e também se refrescando  nas cachoeiras.

Assim como no Rio do Peixe, o passeio também pode render boas fotografias ao lado de animais, como macacos, diferentes espécies de aves, búfalos e até lhamas. O espaço oferece ainda restaurante, lanchonete, vestiários, quadras de esporte e mesa de jogos.

Nascente Azul

Foto: Museu Subaquático de Bonito/Divulgação

O atrativo Nascente Azul fica localizado a 29km do centro da cidade de Bonito e é recheado de atividades para todas as idades. No local é possível aproveitar a maior tirolesa do estado, com quase 500 metros de extensão.

Há também o primeiro museu subaquático de água doce do mundo. O acervo reúne esculturas gigantescas no Lago da Capela e ampla biodiversidade aquática. O passeio é feito por mergulho e crianças a partir dos 10 anos de idade podem participar.

Há ainda a flutuação, uma das atividades mais tradicionais de Bonito. Tudo começa por uma trilha que proporciona um contato com a natureza e termina no rio de águas cristalinas. Para os pequenos amantes de aventura, o Aqualoko, um circuito com pontes suspensas sobre as águas do lago, garante a diversão. Vale ressaltar que todas as atividades são realizadas sob supervisão de monitores capacitados.

Eco Park Porto da Ilha

Foto: Divulgação

As águas do Rio Formoso formam as pequenas cachoeiras e balneários do Eco Park Porto da Ilha. O atrativo contempla atividades para toda a família e garante diversão tanto para quem prefere um ritmo mais calmo quanto para quem é fã de adrenalina.

As crianças podem aproveitar para nadar ao lado de peixes da região, fazer stand up paddle ou andar em bicicletas aquáticas na parte mais calma do rio. Para as que gostam de aventura, há também o passeio de bote que passa por cachoeiras e corredeiras, boia cross e caiaque individual.

Os monitores dos atrativos costumam promover competições entre os visitantes que tornam o passeio ainda mais divertido. Após as atividades, é possível almoçar no restaurante do Eco Park, que conta com cardápio com peixes tradicionais da região, parmegiana de carne e hambúrgueres, pratos favoritos das crianças que visitam o local.

Deixe uma resposta