Acesse a Prefeitura de Uberlândia
Today quarta-feira, 21st maio 2025
Imprensa e Mídia

Notícias de Uberlândia, Brasil e Mundo

Bloco do Seo Chico realiza edição junina com show inédito de DJ Dolores em Uberlândia

Bloco do Seo Chico realiza edição junina com show inédito de DJ Dolores em Uberlândia

Evento gratuito acontece no dia 15 de junho, na Granja Marileusa, e une tradição nordestina, música de qualidade e acesso à cultura para todos os públicos

O Bloco do Seo Chico, um dos grandes destaques do Carnaval de rua em Uberlândia, promove no próximo dia 15 de junho (sábado) o Arraiá do Seo Chico, uma edição especial junina que promete celebrar a cultura brasileira em grande estilo. O evento gratuito será realizado das 16h às 22h, na Granja Marileusa, reunindo atrações musicais de destaque, atividades culturais e um público diverso e qualificado.

Este projeto conta com o patrocínio da CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Uma realização do Bloco do Seo Chico e Governo de Minas Gerais – Governo diferente, Estado Eficiente.

A grande novidade deste ano é a presença inédita do DJ Dolores (PE), um dos nomes mais influentes da música brasileira contemporânea e um dos criadores do movimento Manguebeat, que revolucionou a cena cultural do Nordeste nos anos 1990. Em sua primeira apresentação em Uberlândia, o artista traz sua fusão única de ritmos regionais com música eletrônica, prometendo uma experiência sonora inesquecível.

Além de DJ Dolores, o Arraiá do Seo Chico contará com apresentações do grupo de pagode Sambarylove, que traz ao palco uma performance vibrante e cheia de suingue, com repertório autoral e releituras de clássicos do samba e pagode. O evento terá ainda a discotecagem contagiante do DJ Bruno Caveira (GO) e uma formação especial do Bloco do Seo Chico, que apresentará um repertório com releituras juninas autorais, além de participações de convidados.

Na sexta-feira anterior ao evento, dia 13 de junho, haverá ainda uma oficina gratuita de percussão com os músicos Jack Will e Manoel Moura. A oficina faz parte do projeto “A Bateria do Bloco do Seo Chico Mandou Me Chamar”, projeto iniciado este ano com o objetivo de fortalecer a cultura do Carnaval de rua em Uberlândia, promovendo oficinas de formação para novos ritmistas, ensaios abertos e apresentações ao longo do ano. Com ações que vão além do período carnavalesco, o projeto visa criar uma conexão contínua com a comunidade, democratizando o acesso à cultura e incentivando a inclusão social. Todas as atividades deste projeto são gratuitas e abertas para pessoas de todas as idades.

Músicos ministrantes da oficina

Jack Will é um músico brasileiro, uberlandense com fortes raízes afro-mineiras. Baterista e percussionista formado pelo curso de música da UFU, atua profissionalmente há 19 anos em shows, gravações, aulas e curadorias artísticas. Já foi apresentado em diversos estados do Brasil e também em países da Europa. Em 2022, lançou seu primeiro álbum autoral, celebrando a arte da música instrumental. Foi premiado como melhor instrumentista no 22° Prêmio BDMG Instrumental, realizado em maio de 2023.

Manoel Moura é um músico talentoso e versátil, com formação em Música pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduação em Musicoterapia. Com experiência como músico da Banda Municipal de Uberlândia e diretor do Bloco de Percussão “Bloco do Meu TIO”, ele domina a percussão, performance musical e direção de grupos. Além disso, Manoel atua como performer em eventos noturnos e possui trabalhos gravados, como CDs e DVDs, destacando-se em projetos culturais e festivais.

Uma história de resistência e alegria

Criado como uma iniciativa cultural independente, o Bloco do Seo Chico surgiu com a proposta de movimentar o carnaval de rua de Uberlândia com qualidade artística, acesso gratuito e valorização das tradições brasileiras. Em 2025, o bloco consolidou-se como um dos maiores da cidade, reunindo mais de 8 mil pessoas em uma edição marcada por organização, segurança e diversidade.

O projeto leva o nome “Seo Chico” como uma homenagem à figura do brasileiro comum – festeiro, trabalhador e apaixonado por música. Desde sua fundação, o bloco atua com uma proposta democrática, acessível e inclusiva, unindo ritmos afro-brasileiros, samba, maracatu, axé e agora também sonoridades nordestinas com pegada junina.

O Arraiá do Seo Chico é mais um desdobramento dessa trajetória, unindo o espírito dos festejos populares à sofisticação artística de nomes como DJ Dolores. O evento conta com apoio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e reforça a importância de iniciativas culturais como ferramentas de transformação social e visibilidade para marcas que compartilham desses valores.

Cemig: a energia da cultura

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura do estado em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo minero.

Os projetos patrocinados pela companhia, por meio de Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.

Aldair dos Santos

Formado em Comunicação Empresarial pela Faculdade Pitágoras e Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo (UNITRI), em Uberlândia, o jornalista Aldair dos Santos atua há mais de 20 anos na área de Comunicação e Mídias Digitais.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Leia também x