
Bar do Carlinho é campeão do Comida di Buteco em Uberlândia
O Bar do Carlinho foi o grande vencedor do Comida di Buteco deste ano. O resultado foi anunciado durante a Saideira, tradicional evento de encerramento do concurso, realizado nesta terça-feira (22), no Fogão de Minas. O prato mais bem votado foi o “Bolinho Caipira”, uma mistura de milho, queijo ralado, frango desfiado, queijo em pedaço e farinha de cuscuz.
O segundo lugar ficou com o Bar Mussa Petisqueira, que concorreu com o prato “Rocambole de Frango”, e em terceiro o Bar do Betão com o tira-gosto “Tilápia em Pé do Betão”.
O Bar do Carlinho tem um histórico de Comida di Buteco. Participa desde a primeira edição e já foi campeão três vezes (2010, 2014 e 2018) e uma recebeu título de vice (2016).
De 13 de abril a 6 de maio, o Bar do Carlinho recebeu cerca de 2.500 pessoas e vendeu mais de 300 petiscos. “Superamos as vendas do ano passado. Foi o melhor Comida di Buteco que já participei. Aumentamos em 40% o volume de vendas. Estou muito emocionado e grato. Mais que vender, tive a alegria de receber novos clientes em meu bar e fazer o que gosto com mais intensidade”, disse Carlinho José Carlos Alves de Medeiros, proprietário do Bar junto com a esposa, idealizadora do prato, Simone Ferreira Alves.
Neste ano, em Uberlândia, participaram 17 estabelecimentos, sendo 11 veteranos e seis novatos: Alfaiataria, Celeiro, Chefe Espeto, Dom Coelho, Nosso! E Santa Cana Bar. Os botecos foram avaliados em quatro categorias: sabor do petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O Instituto de Pesquisas Vox Populi foi o responsável pela apuração em todas as cidades.
“O Comida di Buteco cumpre o seu propósito, resgatar e valorizar a culinária de raiz e os botecos e transformar vidas através da cozinha de raiz. O concurso movimenta a economia local e aumenta o faturamento nos botecos. O que eu percebo é que a disputa é sadia e une os botequeiros. Isso é muito legal” afirma o coordenador do Comida di Buteco, Thiago Gentil.
Este ano a Dona Benta estreou no Comida di Buteco. A marca, além de ser uma das patrocinadoras, promoveu o Prêmio Receita de Carinho Dona Benta. O Bar que concorreu com receitas e levou pra casa o prêmio Dona Benta foi o Curcinos.
Em julho, os campeões de cada localidade disputarão o título de melhor buteco do Brasil.
Receita Bar do Carlinho
Rende 12 porções
Cada porção tem 27 bolinhos
3 litros de milho
1 K de queijo ralado
1 ½ peito de frango
2 K de queijo em pedaços
1 k de farinha de cuscuz
Alho, sal, pimenta, salsinha e cebola
Cozinha o frango, desfia-o. Refoga o milho, junta queijo ralado, milho e frango desfiado amassa bem tudo até formar uma massa. Acrescenta a farinha de cuscuz, cebola, pimenta, sal e a salsinha. Enrola e frita.
Molho que acompanha
1 cabeça de alho
1 copo de leite americano
1 colher de pimenta calabresa
2 sazons vermelho para dar cor
Bate tudo no liquidificador e vai colocando um fio de óleo até virar um patê, e aos poucos acrescenta-se o ketchup. É importante ir experimentar para não ficar muito adocicado.