
Autoridades políticas confirmam presença na Abertura da Safra Mineira de Café e Fórum do Agronegócio Sustentável em Araguari
Evento promovido pela Coocacer reunirá grande público, lideranças políticas e do setor para debater inovação, sustentabilidade e traçar caminhos para valorizar a cafeicultura no Brasil.
Por ASCOM Coocacer
No próximo dia 5 de junho de 2025, o município de Araguari (MG) será palco de um dos principais encontros da cafeicultura brasileira: a Abertura da Safra Mineira de Café 2025. O evento, realizado no município que recebeu recentemente o título de Capital Nacional do Café Sustentável por meio de um projeto do Deputado Federal Zé Vitor, foi o promotor da primeira edição em 2023, e agora volta a ser o anfitrião dessa iniciativa de valorização e reconhecimento da força da cafeicultura em Minas Gerais e no Brasil. No mesmo dia também será realizado o 2º Fórum Mineiro do Agronegócio Sustentável, cuja primeira edição aconteceu em 2024 e se mostrou um importante momento para traçar caminhos para um agronegócio cada vez mais ativo e responsável quando o assunto é a sustentabilidade. Os dois eventos serão realizados pela Coocacer em sua sede, localizada no Distrito Industrial de Araguari.
O lançamento do evento aconteceu no dia 30 de abril, nos armazéns da Coocacer, reunindo representantes de cooperativas e associações da Região do Cerrado Mineiros, empresas parceiras, poder público e imprensa. A data do lançamento foi escolhida em abril para celebrar o Dia do Jornalista. Comemorado em 07 de abril, a Coocacer, antes de apresentar a programação dos dois eventos, prestou uma homenagem aos profissionais da imprensa da região, reconhecendo a força e a geração de valor que o trabalho deste importante órgão proporciona para o agronegócio brasieiro. Na ocasião, foram homenageados todos os veículos e profissionais de comunicação e imprensa presentes no evento.
Presenças confirmadas
O evento, que tem como objetivo marcar, oficialmente, o início da colheita do café em Minas Gerais, receberá autoridades políticas e do setor agrícola para promover debates estratégicos sobre os desafios e oportunidades do agronegócio com foco em inovação, sustentabilidade e protagonismo do produtor rural. A programação contará com painéis temáticos, palestras e momentos de relacionamento e networking, reforçando o papel da cafeicultura mineira como referência nacional e internacional, destinando-se a todos os integrantes da cadeia do agronegócio brasileiro.
Entre os nomes já confirmados para o evento destacam-se as presenças de Romeu Zema, governador de Minas Gerais; Paulo Guedes, economista e ex-ministro da Economia no Brasil, referência em economia verde; Mateus Simões, vice-governador de Minas Gerais, Ronaldo Caiado, governador de Goiás, Thereza Cristina, senadora e ex-ministra da Agricultura; bem como autoridades políticas estaduais e federais que já afirmaram seu apoio ao evento.
Programação que conecta ações e articula a valorização do setor
A agenda do dia 05 de junho será dividida em dois momentos. A partir das 8h, acontece a cerimônia de Abertura da Safra Mineira de Café com representantes da cadeia do café, autoridades políticas, produtores e lideranças cooperativistas e associativistas se reúnem para marcar o início da colheita de 2025. Este é um momento de grande relevância para a cafeicultura ao reunir os diversos públicos do setor aproximando ideias, avaliando demandas e propiciando a tomada de decisão assertiva com foco na produção e também em quem produz.
A programação da tarde tem início às 13h e será dedicada à segunda edição do Fórum Mineiro do Agronegócio Sustentável que trará debates sobre práticas sustentáveis, tecnologias para o aumento da produtividade com responsabilidade ambiental e estratégias de adaptação às mudanças climáticas. Temas como agricultura regenerativa, gestão inteligente da água, biodiversidade e políticas públicas voltadas ao produtor rural estarão no centro das discussões.
O encerramento do evento contará com o show do cantor Renato Teixeira, realizado de forma exclusiva para quem estiver presente na cerimônia de abertura e, pelo menos, em um dos paineis ou palestra, mediante o uso de pulseira de identificação
A participação no evento é gratuita e as inscrições encontram-se abertas, sendo realizadas previamente no site oficial do evento. Os interessados devem selecionar os paineis e atividades de interesse. De acordo com a organização, a expectativa é receber duas mil pessoas.
Apoio para geração de valor ao agronegócio
A realização conjunta da Abertura da Safra Mineira de Café e do Fórum Mineiro do Agronegócio Sustentável reforça o protagonismo da Região do Cerrado Mineiro em buscar soluções de sustentabilidade e de valorização do setor por meio de conexões, debates e articulações que geram desenvolvimento coletivo e compartilhado para toda a cadeia do agronegócio mineiro.
A realização e organização do evento ficam a cargo da Coocacer Araguari, Região do Cerrado Mineiro e Conselho Nacional do Café. A iniciativa conta com apoio oficial da Prefeitura Municipal de Araguari, Invest Minas, Deputado Federal Zé Vitor, Deputado Estadual Raul Belém. Como apoiadores na Cota Ouro, as empresas que investem na iniciativa são: Sicoob Aracredi, Sicoob Aracoop, Expocacer, Yara e Syngenta Nucoffee.
Informações e inscrições
A programação completa e o formulário de inscrição estão disponíveis no site oficial da COOCACER e pelo link: www.hbatools.com.br/abertura-