
Associação de Teatro de Uberlândia-MG celebra Dia Internacional do Teatro com ato simbólico
Ato vai reunir grupos e artistas da cidade de Uberlândia, no dia 27 de março, e será marcado pela mudança da sede da Associação do Mercado Municipal e um cortejo cênico.
Com o slogan “Desculpem o transtorno, o teatro de Uberlândia está de mudança”, a Associação de Teatro de Uberlândia – ATU celebrará o Dia Internacional do Teatro e Nacional do Circo, na próxima quarta-feira (27/03), com um encontro que culminará em um cortejo cênico musical e a mudança da instituição, a partir das 18 horas no Mercado Municipal de Uberlândia, seguindo o cortejo até a Praça Clarimundo Carneiro.
O ato, que é uma ação proposta pelos filiados da Associação em parceria com grupos e artistas locais, tem como objetivo divulgar para a população uberlandense as ações realizadas pela entidade para a comunidade local e anunciar a mudança de endereço da sede da ATU e a relação da entidade com o poder público municipal.
O Dia Internacional do Teatro é comemorado mundialmente no dia 27 de março e no Brasil essa data também celebra o Dia Nacional do Circo. Essa celebração sempre foi realizada pela ATU e diferentes grupos de teatro de Uberlândia ao longo dos últimos anos. Contudo, segundo o presidente da instituição, Ricardo Augusto, nesta edição a comemoração tem um significado especial. “Será uma forma de mostrar para a população de Uberlândia o trabalho que foi desenvolvido pela ATU nos últimos anos e revelar a árdua negociação com o poder público municipal para estruturação de uma sede que acolha as necessidades da entidade garantindo sua autonomia na realização de seus projetos e ações”, afirma.
História x Temática
Com 38 anos de história, a ATU contribuiu para a produção, formação e fruição teatral local, e já realizou vários projetos que fomentaram a criação de espetáculos, mostras profissionais com grupos convidados e selecionados de todas as regiões do Brasil, e atividades formativas para seus associados. “Além dos projetos realizados pela ATU, é importante contar para a cidade de Uberlândia sobre a colaboração da Associação de Teatro na construção do Teatro Municipal de Uberlândia, em que foi proponente do projeto apresentado ao extinto Ministério da Cultura que garantiu a conclusão da obra do mais importante equipamento cultural da cidade”, complementa Ricardo Augusto.
O evento foi idealizado pelos filiados reunidos em Assembleia Geral, que decidiram aproveitar o evento para compartilhar outra informação importante com a população: o convite da prefeitura de Uberlândia para desocupação pela ATU do Box 48 do Mercado Municipal, espaço em que esteve localizada a sede da entidade desde 2001.
Sobre a mudança
A ATU teve esse espaço no Box 48 do Mercado Municipal cedido para ser sua sede, após um acordo realizado com a prefeitura e em contrapartida pelo fato de a ATU ter sido a proponente do projeto de construção do Teatro Municipal de Uberlândia. “Quando assumimos a diretoria da ATU em 2017 verificamos que não havia um instrumento jurídico assinado que garantisse a permanência nesse espaço. Desde então, nós iniciamos uma longa e árdua negociação com a Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, responsável pelo Box 48 do Mercado Municipal, tendo a mediação da Secretaria Municipal de Cultura. Várias foram as tentativas de demonstrar a importância de mantermos esse box como espaço cultural para a cidade, e do cumprimento de um acordo realizado em 2001. No entanto, após a prefeitura ter convidado a ATU para assinar o termo de cessão de uso do espaço, fomos surpreendidos, em novembro de 2018, com um ofício que nos avisava que deveríamos desocupar o box 48. Mesmo tendo proposto a possibilidade de contrapartidas, termos apresentado cartas de apoio de vários grupos, artistas, instituições e conselhos municipais de cultura e educação, a Secretaria de Agropecuária manteve sua decisão em despejar a ATU e fechar um equipamento cultural ativo a mais de 15 anos na cidade”, aponta Ricardo Augusto.
Negociação
A Secretaria Municipal de Cultura cedeu a sala C4 da Oficina Cultural para servir de espaço administrativo para a ATU. “O que nos preocupa é o fato de a ATU perder sua autonomia na realização de suas atividades que acontecem muitas vezes aos fins de semana, dias em que a Oficina Cultural permanece fechada, além de não termos mais um espaço que sirva para ensaios e atividades formativas dos artistas de teatro da cidade. Estamos abertos à negociação com o poder público para conseguirmos um local que sirva de espaço administrativo e para ações dos filiados que vão desde ensaios e apresentações até realização de reuniões, assembleias, oficinas gratuitas de teatro para a comunidade”, complementa Ricardo.
Detalhes do cortejo
Durante o cortejo serão realizados performances e cantos, e nesse ato também será realizada a mudança oficial de sede da ATU para a Oficina Cultural. “A Secretaria de Cultura comprometeu-se a ceder a sala C4 para servir de espaço administrativo até o fim de 2020. Lá permaneceremos lutando para a continuidade das ações dessa Associação que muito fez pela cidade e ainda pode colaborar para o desenvolvimento cultural local. E continuaremos dialogando com o poder público municipal para solucionarem junto a ATU um espaço para a nova sede da instituição”, finaliza Ricardo.
Serviço:
O quê: Celebração do Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo
Onde: Mercado Municipal de Uberlândia, seguindo o cortejo até a Praça Clarimundo Carneiro.
Quando: 27 de março de 2019.
Horário: 18 horas