
4 vantagens de comprar um carro seminovo
Se você está pensando em comprar um carro, mas ainda não se decidiu por qual, certamente já se perguntou se quer um carro novo ou um seminovo.
Por mais que comprar um carro novo possa ser de fato tentador, é preciso levar em consideração uma série de fatores que podem fazer com que o custo-benefício seja algo fundamental na hora de tomar essa decisão.
Todos nós sabemos que comprar um carro no Brasil é algo bem caro. Por vezes, gastamos uma boa quantidade de dinheiro para ter um carro simples e popular. Por essa razão, temos que parar para pensar se realmente não vale a pena pegar um carro direto da concessionária.
Por que você quer um carro novo?
Essa é a primeira pergunta que você deve se fazer. Se você quiser um carro novo apenas para manter um status, por exemplo, certamente vai querer um carro específico e nada vai mudar a sua intenção de compra.
No entanto, caso você não tenha dinheiro suficiente para essa aquisição e queira funcionalidade no seu veículo, a história muda. Isso porque você vai querer um carro que seja forte, porém não gaste muito, que seja novo, mas que não custe uma fortuna, ou seja, que tudo esteja dentro do seu orçamento. Pensando nisso, é fato que os seminovos têm algumas vantagens sobre os carros zero-quilômetro.
Hoje falaremos sobre isso e listamos algumas vantagens do seminovo sobre o carro zero para que assim fique mais fácil você fazer a sua escolha.
Portanto, se você está procurando carros seminovos em Florianópolis ou em qualquer parte do Brasil, atente-se a esta lista, já que ela pode mudar a sua percepção sobre o assunto.
Preço
Começamos com um dos itens mais importantes nessa história: o preço.
Carros novos são de fato bem mais caros, e isso se justifica pelo fato de nunca terem sido usados por ninguém.
Mas, não se engane! Isso não tem a ver com a conservação do veículo, mas sim com a estética e com o fato de que o motorista que adquiri-lo será o primeiro a usá-lo, entre outros pontos.
É perfeitamente possível encontrar carros seminovos que tenham um estado de conservação tão bom quanto um carro novo. Por esse motivo, fique atento para que não seja iludido por alguns aspectos que, de certa forma, não farão grande diferença.
Mas, se você tem o desejo de ter um carro novo apenas pensando que será melhor por ser o primeiro dono, saiba que na maioria das vezes trata-se apenas de uma venda de “exclusividade” e que poderá não agregar muito a você.
Desvalorização
Existe um motivo pelo qual os carros não são considerados investimentos financeiros, tendo em vista que assim que você sai da concessionária com o seu carro zero, automaticamente ele é desvalorizado em 10%.
Então, a ideia de comprar um carro novo para revender depois, caso seja necessário, pensando na possibilidade de ele ser um investimento, é um grande equívoco.
Por outro lado, carros seminovos seguem uma tabela e, dependendo do ano, alguns podem até sofrer uma valorização, como já ocorreu antes. Sendo assim, ao comprar um carro seminovo, você estará comprando por um preço de tabela, ou seja, seu valor real.
Quando seu carro perde 10% do valor apenas por ter saído da concessionária, significa que você pagou 10% a mais por dele, simplesmente por ser um carro zero. Esse é um gasto que poderia ser evitado, levando-se em conta a situação toda.
IPVA
Quanto mais atual for o carro, maior será o seu valor e, consequentemente, você vai pagar um valor maior de IPVA também.
Carros novos são mais caros e não tem muito o que se fazer. Mas, quando o assunto é carro seminovo, o cenário muda. Certamente você vai encontrar veículos de todos os preços e de diferentes anos, e isso vai influenciar diretamente no valor do seu IPVA.
Inclusive, se você comprar um carro que tenha 20 anos ou mais de uso, desde sua fabricação, ele será isento do IPVA, o que é um atrativo para o bolso dos motoristas. Ou seja, pensando nessa hipótese, ter um seminovo muda muita coisa na perspectiva de gastos que o motorista vai ter que assumir.
Facilidade para troca
Se você quer um veículo, mas não se vê com ele em longo prazo ou nos próximos anos, os seminovos são a escolha perfeita. Isso porque, caso você compre um carro novo, certamente terá mais dificuldades para vendê-lo ou trocá-lo.
Tendo em vista que o valor será maior, menos pessoas terão condições financeiras para comprá-lo. E, se o carro for bem novo e conservado, será que alguém compraria de você ou de uma concessionária, como você mesmo já fez?
Basicamente, você poderá adquirir um problema enorme, e isso vai dar vida a um velho ditado popular: “Tem carro que lhe proporciona duas alegrias: uma quando você o compra e outra quando você o passa para frente”.