
28º Festival de Curitiba estreia ainda mais grandioso e com cobertura do Imprensa e Mídia
A edição 2019 conta com mais de 350 espetáculos incluindo dança, música, patinação, circo, mantendo a tradição de levar ao público inúmeras peças teatrais para todos os gostos e bolsos.
Por Michele Marreira, direto de Curitiba*
Considerado o quinto maior evento de artes cênicas do mundo, a cada ano o Festival de Curitiba se supera em novidades na sua vasta programação que nesta 28º edição acontece do dia 26 de março a 07 de abril. Apreciadores do segmento cultural, já foi dada a largada para mais de 350 espetáculos com aproximadamente 2.100 artistas que ocuparão 71 espaços da cidade e sua região metropolitana. A Mostra Fringe segue em destaque dando a oportunidade de artistas do Brasil e do mundo participarem através de inscrição voluntária.
O evento conta ainda com as apresentações de stand up comedy no “Risorama”, o melhor da gastronomia com Chefs de diversas cidades brasileiras no “Gastronomix”, música, circo e teatro no “Mish Mash” e muito mais!
É a oportunidade que o público tem de realizar uma imersão cultural e ainda prestigiar os astros e estrelas da TV e do cinema que passarão pelo Festival com seus espetáculos teatrais. Nomes como Regina Casé, Mel Lisboa, Claudia Abreu, Leandra Leal, Chris Couto, entre outros já estão confirmados.

Mostras: 18 opções!
Patinação:
Mostra de Patinação, idealizada pela Escola Footwork, que apresenta as tendências artísticas sobre patins e Disco Roller, e a seleção da Ceca Guido Viaro (Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro).
Música:
A Mostra Apamonama acontecerá no Teatro Paiol. O coletivo de espetáculos reúne três novas bandas autorais de Curitiba e região. Outra opção é a Mostra Cambutadefedapada, no Teatro Novelas Curitibanas, festeja 12 anos de história com um espetáculo que além da música, envolve dança e bate-papo ao final.
Circo:
2ª Mostra Circo-Teatro dos Comparsas – Linguagem de teatro popular com circo, comédia, promovido pela Comparsaria Cênica, além de se apresentar em local próprio, ocupam também praças e o Teatro Sesi, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.
Companhias internacionais:
Entre as atrações internacionais no Fringe 2019, companhias da Argentina, Chile, Equador, Uruguai e Portugal, com uma média de 32 apresentações, tanto pagas (com diferentes valores), como no sistema “Pague Quanto Vale” com 50 peças neste sistema e em torno de 100 espetáculos da Mostra serão apresentados de forma gratuita.
Ao todo, 13 estados brasileiros estarão representados nesta edição – o Paraná com 234 projetos, seguido de São Paulo com 47, Minas Gerais com 20, Rio de Janeiro com 17, Espírito Santo e Santa Catarina com 11 cada, Alagoas com dois, além de Bahia, Ceará, Goiás, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Além disso, o teatro lambe-lambe completa 30 anos de existência e estará presente no Fringe com 109 apresentações de companhias de diferentes estados e países.
A programação do Fringe 2019 está disponível nos guias impressos distribuidos em vários espaços da cidade, no site oficial do Festival de Curitiba (www.festivaldecuritiba.com.br), e no aplicativo oficial disponível para os sistemas IOS e Android. Acompanhe todas as novidades e informações também pelas redes sociais disponíveis, no Facebook @FringeCuritiba, pelo Instagram @fringecuritiba e pelo Twitter @fest_curitiba
*A jornalista viajou a convite do 28º Festival de Curitiba.