Publicidade

A Usina Hidrelétrica Miranda, operada pela ENGIE Brasil Energia, repassou R$ 4,044 milhões aos municípios de Minas Gerais em 2023 referentes à Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH), conhecida como royalties da água. Mensalmente, a usina distribui 7% do valor da energia gerada em seu reservatório para as cidades próximas aos reservatórios.

Além do estado, foram beneficiadas quatro cidades, sendo elas Indianópolis, Nova Ponte, Uberaba e Uberlândia. Os valores são recolhidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) – órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia, cuja finalidade é fiscalizar a produção, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica. Cada prefeitura é responsável pela administração do recurso, podendo reverter para as áreas de infraestrutura, saúde, educação e outras atividades que contribuam com o desenvolvimento socioeconômico das regiões. 

Sobre a ENGIE

A ENGIE é referência mundial em energia de baixo carbono e serviços. Com seus 97.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, o Grupo está comprometido em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirada em seu propósito, a ENGIE concilia performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta se apoiando em suas atividades-chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos seus clientes. Faturamento em 2023: 82,6 bilhões de Euros.

No Brasil, a ENGIE, empresa líder em energia renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Com capacidade instalada própria de cerca de 10 GW em 82 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade nacional, a empresa possui 100% de sua capacidade instalada proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.

Deixe uma resposta