UFU recebe nota máxima no índice que mede a qualidade da educação superior no país
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UFU recebe nota máxima no índice que mede a qualidade da educação superior no país

Por Lucas Barbosa – jornalista

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) recebeu nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC) do Brasil realizado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O índice mede a qualidade da educação superior no país e é a referência usada pelo MEC para definir quais instituições participam de programas de políticas públicas do governo federal.

O resultado foi divulgado nesta terça-feira (7) pelo reitor da instituição, Valder Steffen Júnior, nas redes sociais oficiais da instituição no Instagram e Facebook. “Estamos muito felizes e há muitas razões para celebrarmos esse momento. Não apenas para nós todos que fazemos parte da UFU, mas para toda nossa região é uma grande notícia. Uma das melhores que temos recebido nos últimos anos. Parabéns, portanto, a UFU por essa conquista”, disse o reitor em vídeo divulgado nas redes sociais.

Com a nota obtida a UFU permanece entre as melhores Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs) do país. “Recebemos essa excelente notícia que resulta do processo de recredenciamento da UFU, conduzido a poucos dias sobe orientação do INEP. Portanto, recebemos a nota 5, a nota máxima. Isso coloca a UFU no patamar mais alto, junto com as melhores universidades federais do Brasil”, completou o reitor Valder Steffen.

A nota do Índice Geral de Cursos (IGC) varia de 1 a 5, sendo 1 e 2 resultados insatisfatórios; 3 regular, e 4 e 5 satisfatórios/excelentes. O cálculo para chegar ao IGC leva em conta a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC), considerando o último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), prova aplicada para quem está terminando o curso. Também é considerada a média dos conceitos de avaliação dos cursos de graduação e pós-graduação e representa a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da instituição.

Os dados do IGC subsidiam a implementação de ações do governo federal no âmbito das políticas públicas de educação, tais como o Universidade Aberta do Brasil (UAB), o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). O MEC utiliza o conceito do IGC como requisito, critério seletivo ou de distinção das instituições que participam destes programas.

O IGC também serve como critério para a autorização de oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu a distância, é parâmetro para a distribuição de orçamento à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) e serve como referencial nos processos de supervisão e regulação da educação superior, além de orientar a autoavaliação das instituições de ensino.

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