Evento reuniu representantes de 17 cidades em programação imersiva no Collab Inovação e visitas técnicas a hubs e centros de tecnologia
Reconhecida como a melhor comunidade de startups do Brasil em 2024, pelo prêmio nacional Startup Awards,
. O evento, promovido pelo Sebrae Minas em parceria com o Uberhub, destacou a força e a articulação do ecossistema local, formado por cerca de 450 empresas de tecnologia – incluindo aproximadamente 280 startups.
Os participantes das cidades de Alto Paraopeba, Araxá, Araguari, Divinópolis, Formiga, Itabira, Itajubá, Lavras, Montes Claros, Paracatu, Patos de Minas, Poços de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, São Sebastião do Paraíso, Uberaba, Uberlândia e Viçosa, percorreram a
e mostrou isso com muita competência. Ao abrir suas portas para receber os ecossistemas de outras regiões, a cidade proporciona um ambiente fértil para trocas valiosas, que fortalecem toda a rede de inovação do estado”, destacou a gerente da Unidade de Inovação e Mercado do Sebrae Minas, Lina Volpini.
A rota apresentou iniciativas como o TecnoUFU, parque tecnológico da Universidade Federal de Uberlândia; o Minas Tecnologia e Inovação (MTI), que abriga dezenas de startups e foi o berço da comunidade Uberhub; o Brain, instituto de ciência e tecnologia da Algar; além de empresas inovadoras como a Biofy, premiada internacionalmente, e Portão 3, considerada uma das melhores fintechs do país.
Para Ferdinando Kun, líder da comunidade Uberhub, o ELI Summit consolida o protagonismo de Uberlândia no cenário mineiro. “Reunir tantas lideranças aqui mostra que nosso ecossistema está maduro, conectado e aberto para colaborar. Essa integração é o que vai alavancar o desenvolvimento regional”, valoriza.

A programação do Eli Summit começou no dia 9 de julho, com o Collab Inovação 2025,
realizado pela Aciub – Associação Comercial e Industrial de Uberlândia, com parceria do Sebrae Minas. O evento reuniu os ecossistemas em painéis, rodadas de conexão e palestras com grandes nomes. Entre os destaques estiveram o diretor da NVIDIA para a América Latina, Márcio Aguiar; o especialista em inovação e inteligência artificial Gil Giardelli; o publicitário referência em transformação digital Walter Longo; e o co-autor do bestseller “Organizações Infinitas” e sócio da StartSe, Piero Franceschi.
O colombiano Santiago Uribe, ex-diretor de inovação de Medellín, se apresentou na Arena principal. O urbanista também participou de um momento de debate e troca de experiências durante um almoço com os participantes do ELI Summit. Ele reforçou que a transformação urbana começa nas pessoas. “Não existem cidades inovadoras, existem cidadanias inovadoras. Precisamos formar cidadãos capazes de criar projetos comuns que representem o futuro que queremos viver. Isso começa ao gerar sentido na vida das pessoas, ao permitir que elas construam seus próprios projetos de vida e se reconheçam como parte da cidade”, afirmou.

Experiências transformadoras
Um dos principais destaques do evento foi a
Essa troca de experiências é fundamental para o crescimento de startups, empresas consolidadas e instituições de pesquisa, criando um ambiente propício para o surgimento de novas ideias e projetos inovadores.
Ricardo Paduan, CEO Founder RastreaMed Informações de Saúde Rastreadas, fez parte da missão técnica de Santa Rita do Sapucaí. “Participar de um evento dessa grandiosidade, com a chance de me conectar a investidores, parceiros e clientes, é uma oportunidade única para qualquer startup. Tivemos acesso a experiências transformadoras ao visitar com marcas e instituições que nos inspiraram e provocaram a pensar diferente”, comenta.
Precisa de toner para sua impressora acesse tonercerto.com.br
Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas | Regional Triângulo
