Espaço inaugurado nesta quinta-feira, 15, no Granja Marileusa, traz inovações em arquitetura, paisagismo e tecnologia
Centenas de pessoas participaram nesta quinta-feira, 15, da inauguração da Praça das Águas, no bairro Granja Marileusa, na zona leste de Uberlândia. O novo espaço público entregue à população representa um marco nas opções de lazer, descanso e convivência na cidade.
O evento contou com a participação de representantes do Executivo e do Legislativo municipais, do Grupo Algar – ao qual pertence a Granja Marileusa Desenvolvedora e cuja história é intimamente ligada ao bairro – e também com a presença expressiva da comunidade, com destaque para a quantidade de crianças, que assistiram a um filme infantil projetado na cortina d’água da cascata.
Com projeto do arquiteto Carlos Eduardo Duarte, o Cadu, a área de 3 mil m² oferece três setores em forma de platôs de convivência: esplanada multi uso, com escalonamento de níveis que cria arquibancadas, cascata e chafarizes de piso na parte central e o playground. Neste, além do piso seguro para as crianças e o desenho não convencional dos brinquedos, ganha destaque uma bruma criada por aspersores de água que contornam o espaço, gerando o efeito de neblina.
O projeto contempla integração, acessibilidade, conforto e harmonia visual. “A praça foi pensada como um espaço de experiências únicas. A água é protagonista neste aspecto, pois é por meio dela que estas experiências são construídas, seja refrescando o ambiente ou molhando o usuário”, explicou Cadu.
“A praça é um presente para a cidade de Uberlândia, e a Granja Marileusa que vai cuidar. Então, estará sempre bem cuidada e pronta para receber a população”, ressaltou o diretor-presidente da Granja Marileusa Desenvolvedora, Frederico Dias Marques. Ele afirmou também a cascata, em formato de portal, com 5,70 m de altura por 11 m de largura, é a maior do Brasil com água intermitente. O projeto foi executado por uma empresa de Portugal.
Para o presidente do Conselho de Administração do Grupo Algar, Luiz Alexandre Garcia, a Praça das Águas traz a oportunidade de se usufruir um espaço público à moda antiga, com segurança e aconchego e, por outro lado, com um projeto de alta tecnologia. “Todas as pessoas da cidade podem e devem vir aproveitar a praça, que traz a novidade de envolver água: a cascata e os chafarizes”, convidou.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Fabiano Alves, disse ter achado o projeto da praça tão diferente e inovador que, em suas viagens até mesmo para fora do Brasil, ele não conheceu algo semelhante. “A contribuição que o Grupo Algar traz para a cidade de Uberlândia vai muito além de sua obrigação como empresa. Esta praça é uma entrega de portas abertas para a população”, afirmou.
Dilson Dalpiaz Dias, secretário municipal de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, também destacou a importância do novo espaço. “Quem ganha é a comunidade com esta visão de trazer soluções inovadoras, unindo o lúdico à modernidade tecnológica, de maneira sustentável e em harmonia com o meio ambiente”, disse.
Gestão e uso da praça
A Praça das Águas é um espaço público construído pela Granja Marileusa Desenvolvedora e será e doada à Associação de Moradores e Empresas (AME) do bairro, que será responsável pela segurança e manutenção do local. De acordo com a diretora executiva da AME, Juliana Bernardeli, serão utilizados os recursos já disponíveis para os cuidados do bairro.
Além da utilização diária da praça para passeios contemplativos, descanso, lazer e diversão das crianças, o espaço vai abrigar eventos previstos no calendário do bairro.
SERVIÇO
Funcionamento da Praça das Águas
– Aberta ao público todos os dias
Funcionamento da cascata, chafariz e neblina
– Sábados, domingos e feriados: das 10h às 12h e das 15h às 19h30
– Durante a semana: das 16h às 19h30
(Horários válidos até 31 de janeiro. Após esta data, poderá haver alteração)
Cinema ao ar livre
– Programação periódica
– Acompanhe as redes sociais para as próximas datas:
@granjamarileusa e @amegranjamarileusa
