Uberlândia é premiada no Concurso Nacional de Novos Poetas, o Poetize 2023
2 mins read

Uberlândia é premiada no Concurso Nacional de Novos Poetas, o Poetize 2023

O psicólogo Alan Martins e a professora Nathalia Masini, de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, tiveram suas poesias selecionadas no maior prêmio nacional de novos poetas, o Poetize 2023, promovido pela Vivara Editora. O concurso tem como objetivo encontrar e divulgar novos poetas em todo o Brasil. Foram selecionados 250 poemas que serão publicados no livro, Poetize 2023 – Antologia Poética, uma das mais destacadas seleções literárias da língua portuguesa.

O concurso Poetize já é tradicional no país, é realizado há 13 anos com o apoio cultural da Revista Universidade. A edição de 2023 contou com 2.016 inscritos de todo o Brasil que participaram com 4.032 poemas. O tema e gênero dos versos era livre. Uma das exigências era que os competidores fossem brasileiros natos ou naturalizados com mais de 16 anos e os textos deveriam ser escritos em língua portuguesa.

Alan Martins se destacou com a poesia intitulada “Reescrever”. “A importância de estar entre os selecionados tem a ver com a ideia de dar continuidade. O poder que o reconhecimento gera em nós é avassalador, ele provoca em nós um fenômeno ímpar, um mar de emoções e sentimentos nos toma quando entramos em contato com uma experiência como essa. Ser reconhecido dessa maneira, por uma editora e por pessoas qualificadas pra isso me faz sentir sentido no que faço, e vem de encontro com meu propósito de vida, que é transformar a vida das pessoas. Poder levar o que sentimos até outras pessoas e ainda promover reflexões no outro é arte, isso é a arte, ela não está acabada, ela é um processo contínuo que começa em ti e toma novas formas quando outra pessoa entra em contato com aquilo”, enfatizou Alan.

Já a professora Nathalia Masini se destacou com o poema intitulado “Rei da Floresta”. “É de extrema importância estar entre os 250 selecionados em meio a mais de 2 mil inscritos,  isso quer dizer que minha escrita tocou o coração de alguém e será espelhada pelo Brasil todo, me proporcionando visibilidade para as minhas poesias e também oportunidades para que cada vez mais minha escrita possa fazer com que as pessoas sintam alguma coisa ao lê-las. Sou uma escritora muito intensa e escrevo o que vivo e sinto e coloco na escrita todas minhas dores, meus amores, minhas experiências,  por isso é extraordinário quando alguém se identifica com o que eu escrevo e é tocada pelas minhas poesias, mais incrível ainda é ter sido escolhida em meio a tantos talentos e pessoas com escritas diferentes”, ressaltou Nathalia.

Deixe uma resposta