Com 15 das 89 medalhas conquistadas pelo Brasil na edição 2024 das Paralimpíadas, Uberlândia voltou a fazer história com seus paratletas integrantes de equipes formadas pela Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) junto aos parceiros Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube e pelo próprio Praia. No quadro final de medalhas da competição, encerrada neste domingo (8) em Paris, a cidade foi responsável por 4 de ouro, 4 de prata e 7 de bronze, com direito a recorde paralímpico.

“Mais uma vez nossos paratletas mostraram ao mundo a força do paradesporto uberlandense, com a conquista de medalhas, além de boas colocações em todas as provas disputadas. Isso é consequência de um trabalho sério e dedicado desenvolvido diariamente pela Prefeitura de Uberlândia e seus parceiros”, destacou o diretor-geral da Futel, Edson Zanatta.

Lara Lima – Halterofilismo – Medalha – Jogos Paralímpicos de Paris

O desempenho de sucesso foi registrado até o último momento na capital francesa: ainda neste domingo (8), a halterofilista Tayana Medeiros (Futel/Praia Clube) se tornou recordista paralímpica na categoria “Até 86 kg” ao conquistar o ouro por levantar 156 kg na disputa. Antes, na quarta-feira (4), a também halterofilista Lara Lima (Futel/CDDU/Praia Clube) levou o bronze ao erguer 109 kg na categoria “Até 41 kg”.

No halterofilismo, a Futel/CDDU/Praia Clube, ainda foi representada por Mateus Assis (5º lugar na categoria “Até 107 kg”, ao erguer 212 kg) e por Caroline Fernandes (7º lugar na categoria “Até 79 kg”, ao levantar 128 kg), além do treinador Weverton Santos, profissional de educação física da Futel.

A Futel/CDDU/Praia Clube teve representantes na bocha: o paratleta Mateus Carvalho e o assistente esportivo Oscar Carvalho, que foram acompanhados pelo treinador Glênio Fernandes, profissional de educação física da Futel. Mateus chegou às quartas de final na disputa por pares. Já no atletismo, Rodrigo Parreira, da Futel/Praia Clube, ficou em 6º lugar no salto em distância, ao alcançar a marca de 5,60 metros.

Sucesso na natação, tênis de mesa e triatlo

Além dos representantes das equipes da Prefeitura e parceiros, Uberlândia foi representada por 16 paratletas e 8 membros de comissões técnicas do Praia Clube. Ao longo dos Jogos Paralímpicos de Paris, a equipe conquistou 3 medalhas de ouro, 3 de prata e 4 de bronze na natação, 1 de prata no triatlo e 2 de bronze no tênis de mesa.

Os paratletas da modalidade de natação são Gabriel Bandeira, João Pedro Brutos, Douglas Matera, Wendell Belarmino, Samuel Oliveira, Alan Basílio, Gabriel Araújo, Laila Suzigan, Mayara Petzold, Ruan Souza e Gabriel Melone. No tênis de mesa, Bruna Alexandre. No atletismo, Izabela Campos. No triatlo, Ronan Cordeiro. No tênis em cadeira de rodas, Gustavo Carneiro e Leandro Pena.

Deixe uma resposta