InícioCIDADESUberlândia abriga primeira fábrica na América Latina de multinacional israelense

Uberlândia abriga primeira fábrica na América Latina de multinacional israelense

Líder mundial na produção de nitrato de potássio e soluções de nutrição vegetal para os segmentos agrícola e industrial, Grupo Haifa inaugura, nesta quinta (30), unidade produtora de fertilizantes especiais; prefeito Paulo Sérgio ressaltou que a Prefeitura tem diversas políticas públicas de estímulo ao empreendedorismo

Uberlândia terá a primeira fábrica do Grupo Haifa, de Israel, líder mundial na produção de nitrato de potássio e soluções de nutrição vegetal especializadas para os segmentos agrícola e industrial. A multinacional inaugura no município, nesta quinta-feira (30), a primeira unidade brasileira produtora de fertilizantes especiais da empresa, que atua em mais de 100 países. Localizado na rua Nivaldo Guerreiro Nunes, 745, no Distrito Industrial, zona norte da cidade, o novo empreendimento, que vai gerar 30 empregos inicialmente e poderá dobrar esse número em uma futura expansão, foi apresentado em entrevista coletiva concedida pelos executivos do grupo nesta manhã. O prefeito Paulo Sérgio, que estará presente na inauguração da nova unidade, destacou a importância da fábrica e ressaltou que a Prefeitura de Uberlândia tem diversas políticas públicas de estímulo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento econômico.

“Nesses 100 primeiros dias de governo, temos intensificado nossas ações para tornar a cidade cada vez mais atrativa para a vinda de novas empresas, como essa multinacional, que vão gerar empregos e renda na cidade. Isso proporciona muitos benefícios para a população de Uberlândia. A Prefeitura atua como um facilitador para reforçar e melhorar o ambiente de negócios, permitindo que novos empreendimentos cheguem aqui. Vamos seguir trabalhando focados nesse objetivo”, afirmou o prefeito Paulo Sérgio.

Cleiton Borges/ Secretaria de Comunicação-PMU

O CEO mundial do Grupo Haifa, Motti Levin, destacou, entre os atrativos, a localização geográfica da cidade e sua proximidade com os mercados que a empresa quer atender mais, nas regiões central, sul e nordeste do país. “Quando acreditamos no potencial do território escolhido, investimos nele. É isso que estamos fazendo em Uberlândia. Decidimos investir na construção dessa unidade, que tem papel importante no nosso processo de expansão, também pelas facilidades disponibilizadas pelos órgãos públicos municipais, como os sistemas de licenças, e a existência de um distrito industrial preparado para acolher”, disse.

A unidade do Grupo Haifa em Uberlândia tem expectativa de produção, no primeiro ano, de 6 mil toneladas de fertilizantes minerais mistos com liberação controlada, 20 mil toneladas no período de até cinco anos e 40 mil toneladas em até dez anos. As formulações produzidas em Uberlândia atenderão todo o território nacional, reduzindo o risco de falta do produto, que permite a diminuição do impacto ambiental, aumento da produtividade nas propriedades rurais e menor aplicação de insumos, com aumento da eficiência dos nutrientes nas culturas. O espaço inaugurado nesta quinta-feira dispõe de uma área total aproximada de 20 mil m².

Valter de Paula/ Secretaria de Comunicação-PMU

Grupo Haifa

Fundada em 1966, a multinacional israelense Haifa desenvolve, produz e fornece produtos de nutrição vegetal, especialmente para culturas de alto valor, em mais de 100 países, contribuindo para o desenvolvimento e oferta ideais para cada tipo de cultura com suas especificidades. Líder global na produção de nitrato de potássio e soluções de nutrição vegetal altamente especializadas para os segmentos agrícola e industrial, o grupo conta com 17 subsidiárias e um portfólio formado por fertilizantes solúveis (Fertirrigação e Hidroponia), aplicação foliar e fertilizantes de liberação controlada granulados para aplicação do solo, que foram desenvolvidos a partir do estudo e do conhecimento de mais de cinco décadas junto aos produtores rurais.

Melinda Bernstorff/ Secretaria de Comunicação-PMU

A Haifa também é pioneira na oferta de ferramentas digitais para ajudar os agricultores em suas necessidades. Tem um sistema completo e especializado em nutrição vegetal, considerado um dos mais eficientes do mercado, que apoia produtores e especialistas na criação de programas precisos de fertilização. A empresa também foi uma das primeiras signatárias do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, promovendo e patrocinando atividades sem fins lucrativos.

Aldair dos Santos
Aldair dos Santos
Formado em Comunicação Empresarial pela Faculdade Pitágoras e Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo (UNITRI), em Uberlândia, o jornalista Aldair dos Santos atua há mais de 20 anos na área de Comunicação e Mídias Digitais.
VEJA TAMBÉM

Deixe uma resposta

Mais lidas