Tragédia em Capitólio: Bombeiros confirmam 10 mortos após queda de paredão
3 mins read

Tragédia em Capitólio: Bombeiros confirmam 10 mortos após queda de paredão

No sábado (8), a queda de um paredão atingiu quatro embarcações; mais de 20 foram atendidas em hospitais da região.

Os dois últimos corpos foram encontrados após a queda de um paredão no Lago de Furnas, em Capitólio no sábado (8). A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros durante coletiva de imprensa na tarde deste domingo (9). Ao todo são 10 mortos.

Duas vítimas já foram identificadas, mas só o nome de uma delas foi divulgado. As equipes de buscas não trabalham mais com a possibilidade de desaparecidos.

“Os corpos não estão no IML, estão em um posto de comando que foi montado provisoriamente em um clube náutico da região. Vinte e três vítimas foram atendidas e liberadas na Santa Casa de Capitólio. Duas pessoas foram atendidas na Santa Casa de Piumhi, com fraturas expostas. Três vítimas estão na Santa Casa de Passos, não há confirmação sobre o estado de saúde delas e quatro vítimas estão na Santa Casa de São João da Barra com ferimentos leves”, explicou o tenente.

De acordo com Aihara, pelo menos 40 militares do Corpo de Bombeiros estão atuando na ocorrência, inclusive com uma equipe de mergulhadores e o apoio do helicóptero Arcanjo. Das três embarcações atingidas duas afundaram. Os dois mortos ainda não foram identificados. 

Veja o que se sabe até agora:

  • O deslizamento ocorreu por volta de 12h30. Ainda não se sabe o que causou o acidente
  • Quatro embarcações foram atingidas, segundo os bombeiros
  • Sete pessoas morreram. Ao menos 4 seguem internadas
  • Uma equipe de mergulhadores está no local e não há previsão de término das buscas (elas foram suspensas durante a noite e serão retomadas no domingo)
  • 27 pessoas foram atendidas e liberadas
  • Bombeiros estimam que 20 pessoas estejam desaparecidas
  • Bombeiros e Polícia Civil estão no local; a Marinha foi acionada e vai investigar a causa

Após a tragédia, a Marinha informou que vai abrir inquérito para apurar as circunstâncias da tragédia. 

Lugar turístico

A região de Capitólio e outras cidades banhadas pelo Lago de Furnas, no Centro-Oeste de Minas, é bastante procurada por turistas por sua beleza natural.

Assim como outras partes do estado, a região tem sido atingida pelas chuvas recentes: na sexta-feira (7), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia emitido um alerta de chuvas intensas, que durariam até a manhã deste sábado.

O porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas, Pedro Aihara, explicou que a formação rochosa do local é do tipo sedimentar, o que torna as estruturas dos paredões frágeis, e a quantidade de chuvas agravou a situação por acelerar a erosão. 

Deixe uma resposta