
Tenor Jean William celebra em Uberaba a herança musical italiana e grandes clássicos em tributo ao álbum Passione de Zizi Possi
Projeto promove concertos gratuitos em São Paulo, Rio de Janeiro e Uberaba com repertório de canções italianas e napolitanas
Uberaba, fevereiro de 2025 – Para celebrar a imigração italiana no Brasil, o tenor Jean William apresenta “Passione”, um tributo ao álbum gravado por Zizi Possi, com um repertório que reúne temas das músicas italiana e napolitana tradicionais. O primeiro concerto acontecerá no próximo dia 27 de fevereiro, em Uberaba, no palco do Teatro Sesiminas, às 20h. A retirada dos ingressos gratuitos deverá ser realizada pela plataforma Sympla ou na bilheteria do teatro. A apresentação contará com Alexandre Mazzer como maestro e pianista e Sandra Mimoto como coordenadora geral e produtora executiva. “Passione” é uma realização da Ampliart Difusão Cultural e é patrocinado por Usina Santo Ângelo, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A imigração italiana, que se intensificou no final do século XIX e início do século XX, trouxe contribuições culturais que estão presentes na sociedade brasileira. O projeto “Passione” propõe a valorização dessas contribuições por meio de apresentações em três cidades: São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ e Uberaba/MG. O projeto realiza concertos gratuitos para ampliar o acesso à cultura e incentivar o público a conhecer o repertório. Jean William se apresentará ao lado de uma camerata e o evento integra tradição e música como parte da memória cultural compartilhada entre Brasil e Itália.
O repertório do concerto traz uma seleção de clássicos da música italiana e napolitana, interpretados com sensibilidade e grandeza. Entre as canções, destacam-se Vivo per Lei (Valerio Zelli, Mauro Mengali, Gatto Panceri), O Sole Mio (Eduardo di Capua, Giovanni Capurro), Con Te Partirò (Francesco Sartori, Lucio Quarantotto), L’Aurora (Eros Ramazzotti, Adelio Cogliati, Claudio Guidetti), Chella Llà (E.A. Mario), Io Che Amo Solo Te (Sergio Endrigo), La Solitudine (Marco Marati, Angelo Valsiglio, Giuseppe Cremonesi), Torna a Surriento (Ernesto de Curtis, Giambattista de Curtis), Nuovo Cinema Paradiso (Ennio Morricone, Andrea Morricone), Canto Della Terra (Francesco Sartori, Lucio Quarantotto),Per Amore (Mariella Nava), Nessun Dorma (Giacomo Puccini, da ópera Turandot), entre outras. Cada uma dessas músicas representa um fragmento da rica tradição musical italiana, criando uma experiência inesquecível para o público.
Sobre Jean William – Tenor e Diretor Artístico
Jean William nasceu em Sertãozinho, viveu em Barrinha, perto de Ribeirão Preto, e foi criado pelos avós. Com o avô Joaquim, boia-fria aposentado, autodidata em violão, violino e acordeão, ouvia e aprendia música caipira. Aos 8 anos passou a cantar no coral da igreja. É formado em música pela ECA-USP. Estudou em Milão com a diretora do Teatro Alla Scala de Milão, Luciana Serra, e foi homenageado no maior programa de ópera do norte europeu, Ridotto del Ópera. Já se apresentou nos principais teatros do Brasil e em vários países ao redor do mundo. Em 2013 cantou na primeira visita do Papa Francisco ao Brasil. Em 2018 foi recebido na opera de Montecarlo a convite do Príncipe Aberto II. Possui um álbum duplo gravado em 2014 intitulado “Dois Atos”. Já se apresentou ao lado de artistas como Laura Pausini, Sandy, Mônica Salmaso, Fafá de Belém entre outros. Em Barrinha, cidade onde cresceu, foi homenageado com a construção de um teatro que leva seu nome. Recebeu da Fundação Pirelli para as artes o prêmio “Talent at Work”, que premia jovens artistas empreendedores. Em 2023, rodou o Brasil com a turnê “Cantos Brasileiros: Origens”, em que a música erudita brasileira é colocada ao lado de grandes clássicos da MPB com arranjos especiais para um cantor lírico acompanhado por um coro e conjuntos instrumentais.
Alexandre Mazzer – Maestro e pianista
Licenciado em Música pela Universidade de Ribeirão Preto, frequentou a Classe de Canto sob orientação de Maria Yuka de Almeida Prado no Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, Campus Ribeirão Preto. Integrou o elenco da montagem da Ópera “Bastien und Bastienne” de Wolfgang Amadeus Mozart com a USP Filarmônica sob a regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi em 2015. Participou em 2018 da 3ª Edição do Festival Fiato al Brasile em Ribeirão Preto interpretando a personagem Uberto na Récita da Ópera “La Serva Padrona” de Giovanni Battista Pergolesi também com a USP Filarmônica sob a regência do maestro Lucas Galon. Participou de festivais de música coral no Brasil, Itália, Espanha e Argentina. Estreou a Ópera “The Young King” de Lucas Galon com a orquestra USP Filarmônica em 2024. Atua como professor das classes de Canto Coral dos projetos USP Música Criança e da Academia Livre de Música e Artes – ALMA, núcleo 2, ambos em São Joaquim da Barra – SP; professor da classe de Canto Coral do Projeto Beija-Flor da Instituição Aparecido Savegnago de Sertãozinho-SP; professor de Música da Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região – ADEVIRP e dirige o Coro Memorie d’Italia, em parceria com a Casa da Memória Italiana de Ribeirão Preto-SP.
Ficha técnica:
Tenor e Diretor Artístico: Jean William
Maestro e Pianista: Alexandre Mazzer
Produtora Executiva: Sandra Cristina Mimoto Torres
Serviço:
Show Passione – ENTRADA GRATUITA
Teatro SESIMINAS Uberaba – Praça Frei Eugênio, 231 – Centro
27/02/2025 – 20h
Tel: (34) 3322-2021
Retirada de ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/103107 ou na bilheteria do teatro
Mais sobre Jean William:
Livro “O Resumo da Ópera – Como Jean William cresceu e venceu pela música”
Autor: Elcio Padovez | Editora: Letramento | 176 páginas
R$ 59,90
À venda em: https://bit.ly/jeanwilliam
CD Jean William – Dois Atos
R$ 59,90
À venda em: https://bit.ly/doisatos