Diferentes comunidades étnicas do Brasil se encontrarão no Festival Pautas Sociais, promovido pelo Sesc, entre os dias 26 e 28 de novembro, em Salvador (BA). Com o tema “Territórios como Existências Ancestrais”, o encontro está em sua sexta edição e contará com representantes quilombolas, indígenas, caiçaras, pantaneiros, ribeirinhos e pescadores – de diversas regiões do país – para um intercâmbio de saberes e sobre modos de vida. O evento é fruto do projeto Pautas Sociais, que tem como objetivo fortalecer a articulação dessas redes comunitárias brasileiras diversas.
Ao longo de três dias, será oferecida uma programação gratuita composta por rodas de conversa, oficinas, palestras, exibição de mini documentários, apresentações artísticas e vivências em aldeia. O evento traz ainda uma homenagem especial à Mãe Bernadete, que foi líder quilombola da comunidade Pitanga dos Palmares, de Simões Filho (BA). Ela defendia o empoderamento feminino, a criação e aplicação de políticas públicas e uma educação de qualidade. Tinha o sonho de colocar universidades dentro dos quilombos.
Participam do festival representantes de comunidades tradicionais do Brasil, entre eles Maria das Dores de Oliveira Cavalcante, presidente da Associação Ádapo Muquem de Remanescentes Quilombolas (AL); Renata Tupinambá, cacica da Aldeia Divino Espírito Santo, em Abrantes (Camaçari – BA); Maria de Tiê, da Comunidade Quilombo de Souza (CE) e o cineasta Layo Amõkanewy, inígena do povo Dzutsó Kariu Kariri (MA), entre outros.
Durante o evento, o público poderá construir coletivamente uma obra de arte. Kunta Leonardo, artista quilombola paranaense, levará materiais para a produção da intervenção artística Omolu. O evento também contará com uma feira de artesanato, onde as comunidades participantes poderão expor produtos tradicionais de suas culturas. A banda Cabokaji encerra o festival com um show que mescla elementos da cultura indígena e afro-brasileira, passando por gêneros musicais como o rap, o afrobeat e o pop.
Serviço
6ª edição Pautas Sociais
Evento gratuito
Dias 26,27 e 28/11
Locais:
Teatro Sesc-Senac Pelourinho – Largo do Pelourinho, 19 – Centro Histórico de Salvador (BA)
Museu Eugênio Teixeira Leal – R. do Açouguinho, 1 – Pelourinho (BA)
Inscrições: Festival Pautas Sociais – Territórios como Existências Ancestrais
Atividades:
26/11 – terça-feira
Cineteatro Góes Calmon – Museu Eugênio Teixeira Leal
9h – Abertura
10h – Exibição de minidocs e bate-papo sobre filmes
14h – Roda de conversa com representação comunitária de Mediação Coletivo Etinerâncias
16h – Início da Construção Coletiva Omolu, liderada pelo artista Kunta Leonardo
27/11 – quarta-feira
Visita à aldeia Tupinambá de Abrantes, em Camaçari (evento fechado)
28/11 – quinta-feira
Arena do Teatro Sesc-Senac Pelourinho
9h – Início da Feira de Artesanato
9h30 – Homenagem à Mãe Bernadete e Performance do artista Kunta Leonardo para construção coletiva da intervenção artístiva Omolu
11h – Oficinas
Expressões Culturais do Quilombo de Souza – Porteiras do Ceará – Tradições e Saberes do Samba do Coco
Construção de rede de pesca em Conjunto
Cerâmica – bichos do Pantanal
Colar com sementes de Lágrimas de Nossa Senhora
13h – Desfile de moda
14h – Oficinas de Maculelê Segurança alimentar e Cestaria Ajaka
15h30 – Performance – Entre Cablocos e Baianas
17h – Apresentação artística – Cabokaji