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Por Sérgio Velloso Junior*

O que é hábito em vendas?Tudo aquilo que conseguimos fazer de uma forma leve que já está dominada no nosso subconsciente e nosso semblante não carrega mais o peso da insegurança, somente a alegria em exercer e deixar fluir a negociação.

1º Hábito de controle diário de metas

O vendedor do futuro não tem mais margem para perder de vista o mapa mensal, semanal e diário de metas x realizados, seu controle deve ser rápido, eficaz e eficiente.

Vendedor do futuro tem fechamento diário, como um verdadeiro oráculo tem as informações na mão para tomar as decisões mais assertivas. Vendedor do passado tinha o famoso fechamento do mês, que entra na matemática do desespero e correria por sorte ou mágica.

2º Hábito da inteligência relacional

Todos conhecem a inteligência emocional, mas de que adianta ter inteligência emocional sem networking? A regra da vez e tendência é ter uma inteligência relacional. Inteligência relacional em vendas é tudo, você tem o poder do relacionamento duradouro  com as pessoas. Manter o relacionamento, aumentar o leque e oferecer a segurança de uma consultoria em turismo. Como está seu relacionamento com seus “prospects”, clientes, amigos e família? O vendedor sem uma rede de relacionamento não tem nada. Mantenha as pessoas por perto, sem ser chato insistente ou criar um rótulo de oportunista que só aparece no momento para tentar vender.

3º Hábito do inconformismo e melhoria contínua

Hoje melhor que ontem e pior que amanhã, tenha sede de viver, tenha sede de vencer, dedique um tempo a buscar novos conhecimentos, estratégias, campanha, mercado, saia da zona de conforto e mire nos grandes exemplos.

4º Hábito da organização

Pior situação é a falta de retorno do vendedor ou a sua desorganização.

Tenha tudo bem organizado, seu melhor amigo é sua agenda, controle seu tempo, anote pontos importantes e deixe sempre uns 10 minutos no final do dia para reavaliar suas pendências.

5º Hábito de ouvir o cliente

Quando temos sede de vender ela pode nos sufocar se colocarmos as “carroças na frente dos bois”…

Como assim, amigo você não precisa provar em uma negociação que sabe de tudo, primeiro escute seu cliente, não corte sua fala ou mesmo tente colocar palavras em seu discurso, deixe ele se sentir amado e ter sua total atenção, nada mais deselegante que ser interrompido ou estar falando com alguém que não está presente, olhando o celular ou desinteressado.

6º Hábito de entender a concorrência

Talvez a grama do vizinho seja mesmo mais verdinha, a receita pode ser um adubo diferente, água, rega ou até mesmo o carinho como ele a trata, muito importante fazer este benchmarking, mas não se apaixone por ela, use somente como norte e aprenda com os erros dele, um bom livro é o oceano azul.

7º Hábito da influência e persuasão

Agora sim, com toda sua estratégia domine do lado positivo da influência e persuasão para montar o começo, meio e fim da venda. A venda acontece quando conseguimos deslocar alguém do estágio A para o estágio B, você só influencia alguém que sentiu em você, confiança, verdade, segurança, conhecimento, princípio e honestidade.

Ufa, para colocar tudo em prática crie uma rotina de no mínimo 21 dias, depois este processo ficará no seu coração.

Qualquer dúvida pode me escrever: svelloso@treinamentoecia.com.br * Pai, vendedor, palestrante, consultor, auditor da ISO, Master Coach, diretor educacional ME Academia e fundador da Treinamento & Cia..

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