
Rock Aid dá a partida para uma overdose de solidariedade em Uberlândia
Ações de abril levam comida para quem precisa e rock para quem ajuda
Inspirado pelo festival internacional e solidário Live Aid (1985), um marco na história do rock mundial, o projeto social RockAid, que começou sua história em Uberlândia em 2019, promete uma série de eventos para 202. O pontapé inicial foi com a Sunset Solidária no Santa Comedoria, sábado, e participação no 12º Encontro de Cervejeiros de Uberlândia, domingo. E quinta-feira, 14, véspera de feriado, tem mais: Conexão RockAid, na Cervejaria Benedith. As ações são regadas a solidariedade. A ideia é levar comida para quem precisa e rock and roll para quem ajuda.
Diariamente nos noticiários temos visto situações que colocam o ser humano em condições abaixo da subsistência. Famílias com geladeiras e pratos vazios, disputa por ossos em açougues. A indignação não é nada sem ação e foi isso que moveu três amigos – Cléber Oliveira, Jorge Albernaz e David Machado – a começarem esse projeto em uma ação que levou 146 refeições para um assentamento de Uberlândia.
As refeições do RockAid vão acompanhadas de afeto, e também suco, frutas e um bombom para cada assistido. Em dez meses os RockAiders se multiplicaram e o projeto já serviu mais de 10 mil refeições – cerca de 500 quinzenalmente – arrecadou quase 300 cestas básicas e um número incontável de roupas, calçados, fraldas, brinquedos e outros tantos itens de primeira necessidade.
Outra frente presente nas ações mais recentes é o combate à pobreza menstrual, tendo distribuído mais de 3 mil absorventes íntimos para adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social.
Em Uberlândia, o projeto está presente no Assentamento Maná e Assentamento Renascer e a ideia é expandir para bairros periféricos da cidade. Por isso, quanto mais apoio, melhor. E um lembrete importante: o projeto é independente e não tem nem um viés ou conexões políticas.
Com apoiadores constantes do segmento de bares, alimentação, cervejaria, tecnologia, academia, entre outros, o RockAid quer marcar presença na cena cultural de Uberlândia, com uma overdose de solidariedade. O rock, estilo musical preferido da maioria dos voluntários, dá o tom dos shows e festas que leva entretenimento para quem ajuda o próximo, uma forma de agradecer e celebrar a vida, levando mais vida.
O primeiro Conexão RockAid traz as bandas AP7, que abre a noite com muito pop rock, e a Metástasis, que vai doar o cachê da apresentação para o projeto.
A Metástasis é formada por médicos músicos de Uberlândia. Eles prometem um repertório cheio de clássicos para o público da Benedith não se esquecer tão cedo. A Metástasis é formada por Lawrence Garcia no vocal, Flávio Malagoli no baixo elétrico e backing vocals, Francisco Naves na guitarra, Beto Gosuen na outra guitarra e backing vocals e Jeff Waismann (único que não é médico), na bateria.
A banda de pop rock AP7 abre a noite com uma seleção que traz grandes sucessos do pop rock nacional e internacional com Ítalo Miranda nos vocais, Felipe no baixo, Túlio Fidel na guitarra e Neto Suka na bateria.
SPOILER
A turma já está se articulando um grande evento, com previsão para julho: o 1º Festival RockAid. Na esteira dos grandes festivais de música, será pensado um encontro anual de música e arte, com bandas e grupos da cena do rock regional, revertendo o resultado financeiro do evento para o caixa do Projeto.
SERVIÇO
O QUE: Conexão RockAid
SHOWS: Metástasis – abertura com AP7
QUANDO: quinta, 14/04
HORÁRIO: a partir das 20h
LOCAL: Cervejaria Benedith – Av. Getúlio Vargas, 2.100
INGRESO: R$ 15 (bilheteria da noite e cachê da Metástasis serão doados ao projeto RockAid)