Matheus Oliveira, é corretor de imóveis em Recife e ganha destaque no mercado imobiliário ao inovar na internet usando linguagem mais descontraída, divertida e acessível. As vendas no mercado imobiliário, no Brasil, apresentam números esperançosos e um mercado otimista. De 2021 para 2022, o crescimento foi de mais da metade, segundo o IBGE. A projeção para 2023 é de mais de 40% de alta na procura por um lugar para chamar de meu.
A CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção avalia que o terreno para 2023 no ramo imobiliário é fértil na procura. Com uma taxa de 16,1% de estimativa, o mercado espera aquecer as vendas aumentando o interesse pela procura. Contudo, com um solo promissor como esse, é preciso cautela e muita disciplina na hora de fechar negócio. Matheus Oliveira deixa aqui três erros que podem arruinar nosso negócio imobiliário. Confira:
– 1: Focar na venda: Por mais que pareça estranho, não é a venda que vai trazer o retorno financeiro que eu entendo que muitos precisam, na verdade o retorno financeiro e sentimental quem proporciona é o cliente, então nada mais justo que focar no cliente e na sua necessidade com intuito de prestar o melhor atendimento. O erro de muitos corretores é se “desesperar” pela venda e demonstrar que não consegue seguir os processos, isso causa um bloqueio no cliente que é muito difícil de ser removido.
É importante, nesse caso, deixar claro que a venda não é o foco inicial. Primeiro, entenda o perfil de procura do cliente, analise e verifique se você está apto a oferecer o melhor para o que o cliente busca. “Indicar para o cliente outros corretores que possuem um perfil mais condizente com o que ele procura gera empatia com o comprador”, ensina Matheus.
– 2: Vender tudo: No início da minha carreira eu busquei o máximo de opções e procurei abranger uma boa parte do que o mercado consumia, mas com o tempo percebi que o que eu precisava era realmente entender tudo sobre uma só parte do mercado, então me especializei em praia e acredito que foi a grande virada de chave para mim. Hoje domino as informações e os processos de determinada região e foco em oferecer o melhor trabalho de acordo com o perfil de procura de cada cliente. Eu entendi que a especialização me proporcionou um conhecimento sobre a área que eu não tinha, e que isso foi justamente o diferencial que os clientes enxergavam.
– 3: Ser resistente às mudanças do mercado: Através da minha rede social, tenho clientes nos Estados Unidos, Inglaterra, Suíça e até Coréia. Se eu dependesse de uma vinda deles para a minha cidade o negócio provavelmente não iria avançar, através de uma assinatura digital e de métodos de pagamento internacionais eu consigo vender para esses clientes de forma segura, isso claramente é uma das milhares de soluções que o avanço da tecnologia nos trouxe, na verdade se não fosse a presença digital, eu nem teria a oportunidade de conhecer pessoas com outras realidades. Hoje eu vivo praia, e vendo praia para clientes que muitas vezes estão vestindo 3 casacos em uma temperatura inimaginável para mim, isso me proporciona crescimento e é satisfatório.