Qual é a especialidade médica ideal para a sua personalidade?
6 mins read

Qual é a especialidade médica ideal para a sua personalidade?

Qual vai ser a sua profissão no futuro? Talvez a resposta para essa pergunta sempre tenha sido clara para você: “médico”.

Com a carreira definida para a área médica, mesmo que você já esteja cursando medicina em uma universidade no Brasil ou optado por um curso de medicina no exterior, ainda pode estar tentando descobrir que tipo de especialidade deve seguir. Mas você certamente não está sozinho.

Você sabe que quer curar as pessoas. Mas como será isso? Abaixo você pode conhecer um pouco mais sobre as especialidades médicas e a que mais se encaixa ao seu perfil.

Como estudante de medicina, quando devo decidir sobre uma especialização?

O ideal é que você decida sobre em que se especializar no final do terceiro ano da faculdade, porque neste período os estudantes de medicina geralmente começam a preparar os pedidos de residência.

Você adquire experiências ao longo do curso de medicina – seja na sala de aula, no laboratório de anatomia, em uma atividade voluntária, conversando com colegas ou mentores – isso tudo vai ajudá-lo a tomar uma decisão. É importante que você use todo o seu tempo na faculdade para explorar todas as diferentes especialidades médicas que existem.  

Obviamente cada escola médica segue um currículo, mas aqui está como pode ser uma experiência geral para um estudante de medicina:

Primeiro ano (M1)

Depois de se ajustar aos rigores da faculdade de medicina, você pode começar a pensar em como aproveitar melhor suas férias. Talvez você tenha interesse em saúde global e queira fazer uma viagem ao exterior, ou esteja engajado na saúde comunitária e queira ser voluntário localmente. Existem programas que ajudam a expor seus interesses enquanto continua a seguir o currículo. Mas não esqueça de reservar uma parte do seu tempo para relaxar, isso também o ajudará a tomar uma decisão acertada sobre sua especialização.

Segundo ano (M2)

Provavelmente no segundo ano de medicina haverão eventos patrocinados pela universidade que abordarão diferentes especialidades médicas. Palestras, debates e apresentações com diretores de programas de saúde, médicos e residentes de várias especialidades falam nesses eventos e respondem às perguntas dos alunos.

Terceiro ano (M3)

No terceiro ano do curso de medicina a escolha de especialidade provavelmente estará mais clara, caso você já não tenha decidido por uma. Este período será inteiramente clínico, com os alunos ganhando exposição às especialidades essenciais como pediatria, obstetrícia, medicina interna, psiquiatria, cirurgia e neurologia.

Quarto ano (M4)

No início do quarto ano você terá se decidido por uma especialização e identificado os programas de residência para se inscrever. Os orientadores da sua faculdade de medicina o ajudarão a se preparar para as perguntas que serão feitas durante as entrevistas, além de trabalharem com você em rodízios clínicos para que você aprenda mais sobre a área escolhida.

Algumas das especialidades médicas mais comuns incluem:

Anestesiologia – a especialidade envolve processos de anestesia em paciente para aliviar a dor antes, durante e após procedimentos cirúrgicos, diagnósticos ou terapêuticos.

Cirurgia geral – tratamento e controle de doenças.

Cirurgia plástica e reconstrutiva – melhoram funções corporais e corrigem características anormais causadas por doenças, lesões ou defeitos de nascença.

Cirurgia ortopédica – envolve procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos para tratar distúrbios ósseos, articulares, musculares e dos ligamentos.

Dermatologia – diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças de pele.

Medicina de emergência – atendimento e tratamento de pacientes que precisam de cuidados médicos imediatos.

Medicina da família – um médico de família é especialista em cuidados pediátricos, obstétricos e geriátricos.

Medicina interna – fornece atendimento abrangente para pacientes adultos.

Medicina nuclear – usa pequenas quantidades de material radioativo para procedimentos de imagem que ajudam a diagnosticar e tratar certas condições.

Medicina física e reabilitação – restaura a função física de pacientes que foram afetados por problemas no cérebro, medula espinhal, nervos, ossos, articulações, ligamentos, músculos e tendões.

Neurologia – fornece atendimento clínico para doenças que afetam o sistema nervoso.


Ginecologia e Obstetrícia – apoia a saúde da mulher (gravidez, parto e sistema reprodutivo) por meio de uma ampla gama de serviços médicos e cirúrgicos.

Oncologia – diagnósticos e tratamentos de pacientes com câncer.

Oftalmologia – fornece atendimento médico e cirúrgico para pacientes com doenças oculares.

Otorrinolaringologia – tratamentos e cirurgias de doenças relacionadas ao ouvido, nariz e garganta.

Pediatria – presta assistência médica a bebês, crianças e adolescentes.

Psiquiatria – avalia e trata pacientes com transtornos mentais.

Radiologia – interpreta imagens médicas para ajudar no diagnóstico de pacientes.

Urologia – diagnóstico e tratamento de doenças do trato urinário.

Quais são as especialidades médicas mais competitivas?

As especialidades pelas quais os estudantes de medicina mais se interessam ​​mudam frequentemente de ano para ano, mas atualmente algumas mais populares e competitivas são medicina de emergência, dermatologia, cirurgia, ortopedia e psiquiatria.

Finalmente, que considerações o estudante de medicina deve ter em mente ao escolher uma área para sua especialização?

Certifique-se que realmente refletiu sobre suas experiências antes de tomar uma decisão. Examine o seu currículo e todas as suas atividades durante a faculdade de medicina para entender o que faz mais sentido para você e seu bem-estar.

Talvez o ambiente de trabalho ou a localização geográfica sejam importantes. Você quer trabalhar em um importante centro médico acadêmico ou em um ambiente menor, baseado na sua comunidade? Com que tipo de paciente você deseja atender?

Uma boa parte dos estudantes de medicina acaba gostando de algo inesperado, mas que não tira o prestígio e o valor dessa importante profissão. Portanto, apenas depois de alguns anos como aluno da faculdade de medicina você realmente descobrirá a sua verdadeira vocação.

Deixe uma resposta