Today terça-feira, 18th novembro 2025
Imprensa e Mídia

Notícias de Uberlândia, Brasil e Mundo

Quais são os tratamentos estéticos indicados para fazer no inverno?

Quais são os tratamentos estéticos indicados para fazer no inverno?

Com a chegada do inverno, os cuidados com a pele ganham protagonismo. A estação mais fria do ano, marcada por queda de temperatura e menor incidência de radiação solar, cria o cenário ideal para a realização de procedimentos estéticos, seja para aqueles que querem se preparar para o retorno do verão ou simplesmente protegerem a pele nesse período.

Embora, nessa época do ano, muitas pessoas sofram com a pele ressecada, especialistas destacam que o período é propício para a realização de procedimentos estéticos, desde que sejam adotados alguns cuidados. 

As pessoas interessadas podem usufruir dos avanços da tecnologia estética e realizar protocolos individualizados. Muitas clínicas oferecem opções que levam em consideração as necessidades e os desejos do cliente, o que pode potencializar os resultados ainda mais. 

Mudanças na pele durante o inverno

É comum se olhar no espelho e perceber a pele diferente ao longo das estações do ano. Enquanto no verão é possível observar mais oleosidade, no inverno, é o ressecamento quem chama a atenção. De acordo com a gerente do suporte clínico do Grupo MedSystems, Leticia Pak, essa percepção acontece por questões biológicas. 

Ela explica que a pele seca ocorre quando há pouca água na camada mais externa da epiderme, o que pode ser causado por fatores como clima frio, ar seco, banhos quentes, estresse ou uso de certos medicamentos. Quando essa barreira natural está comprometida, a pele perde água para o ambiente, tornando-se mais vulnerável e ficando ressecada. 

Essa característica se manifesta como uma pele áspera, sem viço, que pode apresentar descamação, coceira e até rachaduras, principalmente em regiões como mãos, pés, joelhos e cotovelos. A pele também pode ficar com aspecto craquelado e repuxando, além de perder a elasticidade e ficar mais sensível. 

Procedimentos estéticos no período frio

As temperaturas baixas podem trazer mais conforto para aqueles que realizam procedimentos estéticos, já que a menor exposição solar garante a recuperação mais tranquila e a redução de riscos, como manchas e inflamações.

Muitas pessoas aproveitam o inverno para se resguardar em casa, o que facilita o cumprimento das orientações de pós-tratamento, como evitar sol, calor excessivo e atividades físicas intensas. Assim, o paciente pode se recuperar com mais calma, chegando ao verão com os resultados já visíveis.

A especialista explica que o ressecamento da pele não inviabiliza os procedimentos, desde que ela esteja devidamente hidratada e apresente uma fisiologia adequada para um bom processo de cicatrização e reparação. 

Para aqueles que querem aproveitar o clima ameno para realizar os procedimentos, a recomendação é simples: intensificar a ingestão de água e o uso de hidratantes para manter a pele saudável e responsiva aos tratamentos. Entre os procedimentos mais recomendados para essa época do ano estão os peelings químicos, o laser de CO₂ e a luz intensa pulsada. 

Outra alternativa é o Pixie Plus, plataforma de ultrassom micro e macrofocado que promove o rejuvenescimento facial e corporal de forma não invasiva. Desenvolvido para tratar desde áreas delicadas, como o pescoço, até regiões maiores do corpo, o equipamento estimula a produção de colágeno e melhora o contorno da pele, com resultados visíveis já nas primeiras sessões, sem necessidade de cortes ou longos períodos de recuperação.

Ainda de acordo com Letícia, os cuidados pós-procedimento também devem ser levados em consideração. A profissional aponta que, no verão, o paciente precisa redobrar a atenção, devido à maior intensidade de radiação UV, que eleva o risco de manchas e hipercromias. Entretanto, no inverno, os cuidados também devem ser mantidos e o uso de filtros solares deve ser feito de forma contínua pelos pacientes.

Tiago Silva Candido

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Leia também x