Quais são as áreas de atuação da Psicologia?
4 mins read

Quais são as áreas de atuação da Psicologia?

As áreas de atuação da Psicologia são diversas, onde o profissional pode trabalhar como psicoterapeuta, psicologia escolar, do esporte, recursos humanos, psicologia jurídica, apenas para citar algumas delas.

Cada psicólogo pode escolher oferecer seus serviços em um domínio em particular e se você é ainda um estudante, provavelmente deve estar se perguntando qual área escolher.

Por isso, vamos mostrar resumidamente as principais áreas de atuação de um psicólogo, e quem sabe você encontra aqui a resposta que está procurando?

Quais são as áreas de atuação da Psicologia?

Na verdade, não tem como citar todas as áreas de atuação da Psicologia, afinal, dentro de uma mesma área, existem muitas outras.

Sendo assim, separamos aqui as especialidades mais procuradas:

Psicologia clínica

O psicólogo clínico trabalha diretamente com indivíduos ou grupos, a fim de tratar os mais variados problemas e dar todo o suporte.

Ele pode trabalhar com um paciente desde um conflito no trabalho, ajudar uma pessoa no luto por um amigo, até questões como depressão e transtornos alimentares.

A principal intervenção da psicologia clínica é a psicoterapia.

Psicologia escolar/educacional

Seja trabalhando com os alunos, pais ou educadores, a psicologia escolar pode ajudar os alunos que passam por problemas pessoais ou em grupo que estejam afetando seu desenvolvimento ou seu processo de aprendizagem.

É um trabalho conjunto com alunos, pais e professores.

Psicologia do trabalho e organizacional

A psicologia do trabalho e das organizações é direcionada para a seleção, formação e avaliação dos colaboradores, assim como aos programas de ajuda aos funcionários.

Seu papel é promover uma boa qualidade no ambiente de trabalho e dar o suporte quando necessário.

Psicologia hospitalar e da saúde

O psicólogo atua com uma equipe multidisciplinar, visando dar todo o suporte tanto para os doentes quanto seus familiares.

Ou seja, seu papel é dar apoio psicológico para fortalecer pacientes e seus familiares, tanto na questão física como mental.

Psicologia social

O psicólogo social estuda como os comportamentos são influenciados pelo meio e por outras pessoas. 

Trabalha também com quem está em situação de vulnerabilidade, como idosos, bem como na recuperação de detentos.

Assim, ele pode trabalhar em penitenciárias, centros sociais de atendimento a crianças e adolescentes e asilos.

Psicologia esportiva

A psicologia está bem em alta, que tem como foco trabalhar a inteligência emocional dos atletas, pois muitas vezes a pressão acaba afetando sua performance.

Também auxilia no processo de recuperação após uma lesão, além de promover uma harmonia entre todos os membros da equipe.

Orientação profissional

Outro campo de atuação com muita demanda é a orientação profissional, que tem por objetivo auxiliar jovens no momento de escolher a carreira.

Hoje em dia, você encontra na internet várias plataformas que oferecem orientação vocacional, como a Fepo, que inclusive realiza testes e avaliação psicológica.

Psicologia jurídica

O psicólogo nessa área atua na elaboração de perfis dos criminosos, além de dar apoio às vítimas.

Colabora também no planejamento e execução de políticas de cidadania, direitos humanos e prevenção da violência.

Hoje em dia, o psicólogo forense está cada vez mais requisitado, inclusive pode auxiliar juízes e advogados no esclarecimento de casos.

Neuropsicologia

A neuropsicologia é uma área da Psicologia mais complexa, pois envolve o conhecimento do cérebro e suas implicações na saúde mental.

O profissional atua no diagnóstico, acompanhamento, tratamento e pesquisa da cognição, emoções, personalidade e do comportamento, e sua relação com o funcionamento cerebral.

Essas são apenas algumas áreas de atuação da Psicologia, e poderíamos incluir aqui a psicomotricidade, Psicologia comunitária e até mesmo o marketing.

Conclusão

Como você viu, as áreas de atuação da Psicologia vão muito além da clínica, e se você está em dúvida de qual escolher, a dica é conhecer um pouco de cada uma delas.

E independente de qual seja a sua escolha, lembre-se sempre de estar sempre atualizado, buscar novos conhecimentos, a fim de oferecer o melhor serviço possível.

Deixe uma resposta