
Projeto Trakinagem transforma alunos da rede pública em cineastas
Iniciativa irá percorrer 18 escolas de Uberlândia para ensinar as técnicas da sétima arte para estudantes
A partir da próxima semana, alunos de 18 escolas públicas de Uberlândia terão a oportunidade de se tornarem verdadeiros cineastas. E isso só será possível porque o projeto Trakinagem – Mostra de Cinema e Educação irá percorrer todos os cantos da cidade para ministrar uma oficina sobre as técnicas da sétima arte.
“O nosso objetivo principal com as oficinas é explorar o potencial criativo de crianças e jovens para que eles experimentem outras formas de se relacionar com o mundo através da câmera. Mais do que levar o conhecimento técnico, queremos mostrar que o cinema pode e deve ser usado como uma ferramenta pedagógica”, salientou Cristiano Barbosa, oficineiro e idealizador do Trakinagem.
A oficina começará com uma rápida explicação teórica sobre a história do cinema, apresentação das produções dos irmãos Lumière e ensinamentos sobre técnicas de gravação. Depois, é hora de colocar a imaginação em jogo e transformar o cenário da escola em um set de gravação.
“Os filmes criados durante essas oficinas serão exibidos na 3ª edição da Mostra de Cinema e Educação, que será realizada na primeira quinzena de novembro. No ano passado, conseguimos alcançar mais de 250 alunos de 12 escolas e produzimos 48 curtas-metragens. Para 2019, com a ampliação do número de unidades atendidas nossa expectativa é deixar a Mostra ainda maior”, contou Cristiano.
Sobre o projeto
Trakinagem – Mostra de Cinema e Educação, nasceu em 2017 como um projeto de exibição de filmes independentes produzidos dentro do ambiente escolar. “Queremos estimular trakinagens com a luz, som, enquadramentos e outros componentes da imagem por meio da produção de vídeos de curta duração, descobrindo as infinitas possibilidades dos recursos audiovisuais”, conta o idealizador.
Em 2018, a Mostra reuniu mais de 200 espectadores, exibiu mais de 60 produções independentes e 40 curtas-metragens elaborados por professores e alunos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco. A Mostra também prestigiou as produções de cineastas e exibiu 20 filmes de diversos cantos do país, inclusive um de Moçambique.
A iniciativa é viabilizada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC) da Prefeitura de Uberlândia e conta com o patrocínio do Sistema Martins.
Confira por onde o Trakinagem vai passar!
Escola Estadual Doutor Enéas de Oliveira Guimarães, Fundinho
Escola Municipal Professor Domingos Pimentel de Ulhôa, Santa Mônica
Escola Municipal Professora Carlota De Andrade Marquez, Jardim Célia
Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Anísio Spínola Teixeira, Morumbi
Escola Municipal Afrânio Rodrigues da Cunha, Jardim Brasília
Escola Estadual Amador Naves, Conjunto Bandeirantes
Escola Municipal Professora Josiany França, Jardim Canaã
Escola Municipal Professor Eurico Silva, Residencial Viviane
Escola Municipal Inspetora France Abadia Machado Santana, Jardim Patrícia
Escola Municipal do Bairro Shopping Park, Shopping Park
Escola Municipal Presidente Itamar Franco, Shopping Park
Escola Municipal Olhos D’ Água, zona rural
Escola Municipal Professor Valdir Araújo, Mansour
Escola Municipal Professor Ladário Teixeira, Nossa Senhora das Graças
Escola Municipal de Sobradinho, zona rural
Escola Estadual Doutor Duarte Pimentel de Ulhôa, Martins
Escola Municipal Doutor Joel Cupertino Rodrigues, Dom Almir
Escola Municipal Sebastiana Silveira Pinto, Aurora