Estudantes de Uberlândia terão gratuidade no transporte coletivo com a criação da Tarifa Zero. Pelo menos 43 mil alunos, já cadastrados no Sistema Integrado de Transporte (SIT), poderão ser beneficiados.
Foi aprovada por unanimidade (26 votos/o presidente não vota) nesta terça-feira (7), a criação da Tarifa Zero para estudantes no transporte público de Uberlândia. Essa é a primeira proposta de autoria do prefeito Paulo Sérgio (PP), empossado no dia 1° de janeiro, encaminhada e aprovada pelos vereadores.
O projeto, aprovado em primeira e segunda discussão, agora volta para o Executivo para ser sancionado pelo prefeito. Assim que passar a valer, a nova lei vai beneficiar pelo menos 43 mil estudantes já cadastrados no Sistema Integrado de Transporte (SIT).
Novos projetos aprovados
Além da Tarifa Zero, também foi aprovado pelos vereadores o projeto de lei que trata da reforma administrativa da Prefeitura. Com a proposta, a Secretaria Municipal de Governo e Comunicação foram desmembradas.
O Executivo desistiu de criar a Secretaria de Defesa do Consumidor e Bem-Estar Animal, para manter apenas a estrutura administrativa do Procon Municipal, após a desistência do vereador Abatenio Marquez em assumir a pasta que iria ser criada.
Este mesmo projeto ainda tratou da divisão da Secretaria de Agronegócio, Economia e Inovação em duas: Agronegócio e a de Desenvolvimento Econômico e Inovação.
Também foram aprovadas as alterações dos nomes de algumas secretarias municipais: Obras, que passará a ser Infraestrutura Urbana; Meio Ambiente e Sustentabilidade, que passará a ser Gestão Ambiental e Sustentabilidade.
Vereadores ainda aprovaram projeto que autoriza a concessão onerosa da dívida ativa e oferta de precatórios; autoriza para operação de crédito junto à banco público para modernização da gestão, obras de infraestrutura (inclusive com foco na Av. Rondon Pacheco) e implementação do Centro Integrado de Segurança.
Departamento de Comunicação: Jornalista Ademir Reis