Para garantir mais cuidado e proteção à saúde da população, a Prefeitura de Uberlândia realizou, nesta sexta-feira (15), o “Dia D” de combate ao mosquito transmissor da dengue e outras arboviroses. A ação no bairro São Jorge contou com a disponibilização para troca de, aproximadamente, 6 mil litros de leite por objetos de descarte, que servem como criadouros do Aedes aegypti. Cerca de 140 agentes de endemias e demais profissionais de saúde do município também estiveram envolvidos na mobilização, que faz parte da campanha “Dengue: A Batalha começa em casa”, lançada pelo prefeito Odelmo Leão na última segunda-feira (11).
“Foram repassados cerca de 1 mil litros de leite à população. Essa iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde serviu como um incentivo para que as pessoas pudessem dar destinação adequada àqueles objetos que comumente servem de criadouros e focos do mosquito transmissor”, destaca o secretário de Saúde, Adenilson Lima.
Desde terça (12), agentes de endemias do Programa Municipal de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes estiveram envolvidos em visitas, recolhimentos de pneus e na eliminação de criadouros e focos do mosquito Aedes aegypti na região do São Jorge. Nos últimos dias, para otimizar a identificação de pontos críticos, foram utilizados drones que auxiliaram no combate ao mosquito. O veículo Fumacê também percorreu ruas do bairro e foram realizadas palestras educativas nas escolas locais como forma de conscientização.
A ação, que aconteceu ao longo de quatro dias no bairro, possibilitou a vistoria de 6.218 imóveis, a eliminação de 11.490 criadouros e de 835 focos do mosquito, além do recolhimento de 295 pneus. Outros objetos retirados das residências foram móveis, eletrodomésticos, vasilhas, garrafas pet, latas e mais.
Conforme o mecânico e morador do São Jorge, Chatoxo Sena da Silva, a iniciativa da Prefeitura é importante, porque a dengue é uma doença perigosa. “Essa dengue mata, geralmente a hemorrágica é a pior. Então, acho esse trabalho muito bom. Ainda mais conscientizando as pessoas para poder ajudar a comunidade. É uma ação que vai combater os focos. Juntei os últimos objetos que tinha em casa e trouxe para trocar pelo leite”, conta, citando sobre uma das doenças associadas Aedes, que também transmite febre amarela, chikungunya e zika vírus.
Nesta sexta, a mobilização da Secretaria Municipal de Saúde na praça Maria Preta teve início às 8h e se estendeu até as 14h. Os moradores que compareceram ao local puderam trocar objetos de descarte por litros de leite. Quem compareceu à praça ainda pode atualizar o cartão de vacinas por meio do Vacimóvel, que ofereceu, entre outros imunizantes, vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.
“Foi uma iniciativa muito boa da Prefeitura para incentivar os moradores a tirar os entulhos. Foi muito importante essa campanha, para Uberlândia e para toda a comunidade. Eu cuido e todos os vizinhos tinham que cuidar”, opina a diarista Edna Oliveira.