Prefeitura discute em Brasília cronograma de implantação do Samu e UPA em Uberlândia
3 mins read

Prefeitura discute em Brasília cronograma de implantação do Samu e UPA em Uberlândia

Reunião contou com presença do prefeito Paulo Sérgio e dos secretários municipais de Saúde e de Gestão Estratégica; dentro dos assuntos abordados está o financiamento da construção da UPA Oeste, no bairro Monte Hebron

O prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima, e da secretária municipal de Gestão Estratégica, Lívia Mendes de Paula, esteve, nesta segunda-feira (14), em Brasília (DF) para dar continuidade às tratativas para a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em Uberlândia. O encontro, que aconteceu no Ministério da Saúde, com os assessores do ministro Fernando Padilha e com o secretário adjunto da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES), Nilton Pereira Junior, é uma sequência das reuniões que aconteceram em Uberlândia.

“Nós tivemos um encontro importante de decisão dos próximos passos para a implantação do Samu e da UPA na nossa cidade. Atualmente, nosso orçamento está todo comprometido com a saúde e, para continuar garantindo nossos serviços, precisamos de recursos federais e estaduais. Um dos caminhos para ter uma melhor cobertura na assistência é o Samu, que atuará junto do Siate”, detalhou o prefeito Paulo Sérgio.

Ainda segundo o chefe do Executivo, uma nova reunião acontecerá nesta terça-feira (15), em Uberlândia, para discutirem quais Unidades de Atendimento Integrado (UAI) poderão ser adaptadas para atenderem os pacientes oriundos do Samu.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima, também foi discutida a possibilidade de financiamento da construção da UPA Oeste, no bairro Monte Hebron, em Uberlândia, por parte do Ministério da Saúde. “Estamos dando mais um passo para a implementação do serviço em Uberlândia. Tivemos um encontro muito produtivo, principalmente em relação à possibilidade de financiamento da construção da unidade. Vamos pleitear o valor de R$ 8 milhões para construção e também da liberação do Teto MAC para pagar a mensalidade do Cistri (Consórcio Público Intermunicipal de Saúde Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Norte)”, afirmou.

As tratativas para implementação do serviço começaram em janeiro deste ano, logo nos primeiros dias da gestão do prefeito Paulo Sérgio. Em março, o município recebeu a primeira visita técnica da coordenação geral de urgência do Ministério da Saúde. Na ocasião, ocorreu a apresentação da rede de urgência e emergência municipal de Uberlândia, bem como o projeto para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA Leste) no bairro Morumbi. A comitiva também visitou o local onde a unidade será construída e também uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI).

Ainda dentro da agenda, houve uma reunião com representantes do Cistri e da Secretaria Estadual de Saúde e a visita técnica às instalações do Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate).

Deixe uma resposta