Neste sábado (18), a Secretaria Municipal de Saúde intensificou as ações de combate ao Aedes aegypti no bairro Canaã, incluindo visita a 7 mil imóveis e eliminação de mais de 1.250 focos e criadouros; paralelamente, por meio do Consultório Móvel e da abertura de 20 unidades de saúde da região, foram realizadas quase 1,5 mil consultas
Focada no cuidado com a saúde da população, a Prefeitura de Uberlândia mobilizou, neste sábado (18), diversos profissionais no trabalho de combate à dengue, durante o Mutirão contra a dengue no bairro Canaã, e na oferta de consultas e exames por meio do “Sabadão da Saúde” em todo o setor Oeste da cidade. As ações, conduzidas pela Secretaria Municipal de Saúde, garantiram a eliminação de, pelo menos, 1.272 criadouros e focos do mosquito Aedes aegypti (que também transmite zika, chikungunya e febre amarela) das casas e viabilizaram outros 4.795 serviços de saúde, incluindo quase 1,5 mil consultas médicas, além de outros atendimentos ambulatoriais e procedimentos, como aplicação de vacina, coleta de exames, curativos, teste do pezinho e teleconsulta.
“O nosso objetivo é ampliar a capacidade de atendimento do Município à população no setor de saúde e unir Uberlândia no combate ao Aedes aegypti, um mosquito cuja disseminação pode ser prevenida se cada um fizer a sua parte, mantendo os quintais limpos, destinando adequadamente os resíduos domésticos para os serviços que a Prefeitura de Uberlândia oferece (sejam coleta de lixo e recicláveis, sejam cata-treco e ecopontos), evitando qualquer objeto ou recipiente que possa acumular água. Estamos muito satisfeitos com essas duas primeiras ações do ano aqui no setor Oeste. Os moradores realmente acolheram essas iniciativas e esperamos que todos continuem nos ajudando no combate à dengue e outras arboviroses”, disse o prefeito Paulo Sérgio.
Mutirão contra a dengue
As ações de combate ao Aedes aegypti tiveram a praça Morum Bernardino, no bairro Canaã, como ponto de partida. No local, os moradores da região trocaram materiais descartáveis e objetos que poderiam servir como criadouros do mosquito por quase 2.500 litros de leite. Além disso, 120 agentes do Programa Municipal de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes fizeram vistoria de 7 mil imóveis e a retirada de diversos objetos (entre os quais estão pneus e eletrodomésticos como tanquinhos, fogões e geladeiras em desuso), com destaque para a eliminação de 985 criadouros e 287 focos do mosquito transmissor da dengue.
A mobilização contou com a utilização de drones, para auxílio na identificação de pontos críticos, e do veículo com fumacê, voltado à eliminação do Aedes na fase adulta. Na praça, ainda foram disponibilizados o Consultório Móvel e o Vacimóvel para acompanhamento da saúde e atualização do cartão de vacina.
Quem fez sua parte na conscientização sobre o combate à dengue foi Jéssica de Souza Santana. “Vim trazer os objetos de descarte, porque eu acho muito importante para a limpeza do bairro. Trouxe pneus e garrafas pet. É uma iniciativa muito importante, além de ganhar o leite, a gente contribui para a saúde de toda a comunidade”, ressaltou.
‘Sabadão da Saúde’
Em outra frente, a Prefeitura de Uberlândia promoveu o “Sabadão da Saúde”, ação que contou com todas as 20 unidades de atenção primária (UBSs e UBSFs) do setor Oeste de portas abertas, das 7h às 13h deste sábado, para atender a população com consultas médicas, coletas de exames e procedimentos.
“É uma determinação do prefeito Paulo Sérgio expandirmos as oportunidades para que a população tenha acesso aos serviços da área de saúde e o setor Oeste foi o primeiro a receber ‘Sabadão da Saúde’, com as UBSs e UBSFs abertas. Estamos preparando outras edições para contemplar toda a cidade de Uberlândia”, disse o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima.