
Prefeitura de Uberlândia detalha mudanças na cobrança do IPTU ao Sinduscon-TAP
A Prefeitura de Uberlândia segue apresentando a nova metodologia de cálculo e atualização da planta de valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) a entidades de classe do município. Nesta quarta-feira (19), o secretário municipal de Governo, Renato Rezende, e demais secretários municipais estiveram reunidos com membros do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sinduscon-TAP). O encontro serviu para tratar dos detalhes aplicados na cobrança do tributo e esclarecer dúvidas sobre o assunto junto aos representantes do sindicato.
Na oportunidade, foi detalhada a nova metodologia do cálculo do tributo, o aumento de famílias isentas do imposto com base no critério social e atualização da base de cálculo do imposto conforme a valorização dos imóveis. “O IPTU gera uma arrecadação de receita fundamental para o funcionamento do município. Contribui para a manutenção de serviços públicos de qualidade à população. Apresentar o modo como o tributo é calculado é importante, visto que traz transparência e responde a dúvidas quanto ao procedimento”, destacou o secretário municipal de Governo, Renato Rezende.
Para o presidente do Sinduscon-TAP, Antônio Borges, o encontro foi elucidativo. “Sem essa arrecadação, o município não consegue cuidar de áreas importantes como saúde e educação. Foi uma conversa muito esclarecedora e gostaria de cumprimentar o prefeito Paulo Sérgio e o secretariado pela iniciativa de irem até as entidades para prestarem esse esclarecimento”, afirmou.
Metodologia
No IPTU 2025, o município abre possibilidade para que o contribuinte tenha desconto de até 20% no pagamento à vista, que pode ser feito até o dia 14 de março. O imposto também pode ser pago parcelado, em até 10 vezes, sem desconto, sendo a primeira parcela com vencimento em 31 de março de 2025 e as seguintes no último dia útil de cada mês. Na reunião, também foi abordado o decreto nº 21.606, publicado no Diário Oficial do Município do dia 27 de janeiro, que cria um redutor de até 80% sobre a diferença que for apurada entre o IPTU 2025 e o cobrado em 2024 corrigido pela inflação.
A reunião com membros do Sinduscon-TAP integra uma série de encontros realizados pela Prefeitura de Uberlândia com entidades representativas de classe para apresentação da metodologia utilizada na cobrança do tributo. Antes, o município esteve reunido com a Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Centro de Entidades Comunitárias (CEC).