Prefeitura adota novas estratégias para Campanha contra o Influenza
5 mins read

Prefeitura adota novas estratégias para Campanha contra o Influenza

Seguindo recomendação do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19, unidades farão a imunização em áreas externas. Agendamento e esquema de “drive-thru” já estão em funcionamento. 

Com a declaração da Organização Mundial de Saude (OMS) de pandemia relacionado ao novo agente do coronavírus, que transmite a doença Covid-19, a Prefeitura de Uberlândia adotou novas estratégias para a realização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, como agendamento e esquemade“drive-thru de vacina. Nesta primeira fase, segundo determinação do Ministério da Saúde, serão vacinados as pessoas acima de 60 anos e os profissionais da saúde.

As medidas visam proteger os idosos, neste primeiro momento, e impedir a aglomeração. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando o agendamento da vacina dos idosos cadastrados na rede por meio do 0800-940-1480, conforme explicou a coordenadora do Programa de Imunização, Cláubia Oliveira.

“A campanha de vacinação acontece até 22 de maio, período que antecede o início do inverno. Temos tempo hábil para vacinar e proteger toda a população. Os idosos não precisam correr para as unidades agora, nem queremos que eles vão para as unidades. Fiquem em casa que iremos agendar a imunização de todos. São 74 equipes que farão este trabalho durante toda a Campanha. Agora, mais do que nunca, temos que evitar aglomerações”.

A Secretaria também disponibilizou nas Unidades de Atendimento Integrado (UAI) dos bairros Luizote, Martins, Pampulha, Planalto, Roosevelt e Tibery, um esquema de “drive-thru” de vacina para o idoso que for de carro e ser vacinado sem descer do veículo, evitando contato com outras pessoas.

A coordenadora ainda destacou que os profissionais de saúde também devem-se vacinar nesta primeira etapa. O município tem 74 salas de vacina e todas estarão realizando a Imunização em áreas externas à unidade, ordenando fluxo e seguindo a orientação de manter uma distância mínima de dois metros nas filas, com marcação nos pisos.

Estoque 

            Inicialmente, o Ministério da Saúde, que é responsável por providenciar as vacinas aos municípios, enviou, por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) do Governo de Minas, 25.620 doses a Uberlândia. O volume corresponde a 32% do quantitativo necessário (cerca de 80 mil doses) para atender todos os idosos e profissionais da Saúde da cidade contemplados nesta primeira fase da campanha. Para garantir que o restante das doses sejam enviadas, a Secretaria Municipal de Saúde já enviou ofício notificando a SRS para que providencie e disponibilize imediatamente o quantitativo necessário de vacinas.           

Calendário 

            Seguindo o calendário do Ministério da Saúde, neste primeiro momento, a vacinação será destinada a idosos (60 anos ou mais) e trabalhadores da Saúde. A partir do dia 16 de abril, será estendida aos professores das escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Por fim, a partir do dia 9 de maio, começa a vacinação dos seguintes grupos: 6 meses a 6 anos; pessoas de 55 a 59 anos; gestantes; puérperas; portadores de doenças crônicas e outras condições especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Influenza 

Também conhecida como gripe, a Influenzaéumainfecçãoviralagudaqueafetaosistemarespiratório. Se não for tratada a tempo, a gripe pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco. A vacinação que imuniza a população na rede pública é trivalente, ou seja, que protege contra três tipos de Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B.

Assim como no caso da Covid-19, a transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratóriasdapessoacontaminadaaofalar,tossir e espirrar. Também se dá pelas mãos, que, após contatocom superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

Confira abaixo os locais e horários de vacinação

 

Unidades Local Horário
 

Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF)

 

Área externa à unidade

 

Das 7h30 às 16h30

 

Unidades Básicas de Saúde (UBS)

Jaraguá, Custódio Pereira, N.S das Graças, Dona Zulmira e Santa Rosa

 

 

Área externa à unidade

 

 

Das 7h30 às 18h

 

UBS Guarani

 

Centro Educacional de Assistência Integrada ao Idoso (CEAI) do bairro

 

 

 

 

 

 

das 8h às 17h

 

UBS Tocantins

 

Praça Antônio Martins

 

UBS Brasil

 

Praça Ana Diniz

 

UBS Patrimônio

 

Centro de Tecelagem

 

UAIs, Luizote, Roosevelt, Pampulha,  Planalto e Tibery

 

Área externa à unidade  

Das 8h às 20h

Drive-thru da vacina UAI Luizote

(Rua: Roberto Margonari, 360)

 

 

 

Das 8h às 17h

UAI Martins
(Praça Nicolau Feres)
UAI Roosevelt

(Ordália Carneiro de Oliveira, 350)

UAI Pampulha

(Rua Profº Inácio Castilho)

UAI Planalto

(Estacionamento AACD)

UAI Tibery

(Estacionamento – acesso pela rua Venezuela)

Deixe uma resposta