Ações preventivas no período chuvoso foram o destaque da reunião; cartilha está disponível no Portal da Prefeitura e reúne ações conjuntas entre Prefeitura e diversos órgãos
O prefeito Paulo Sérgio fez, na tarde desta quinta-feira (9), uma reunião com os novos secretários e representantes das pastas que integram a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil do Município de Uberlândia (Compdec) para, diante da reforma administrativa, alinhar e reforçar as orientações sobre a cartilha do Plano de Emergência Pluviométrica (PEP) para o biênio de 2024/2025. Ele ressaltou a importância das ações preventivas no período chuvoso.
Durante a reunião, realizada no Centro Administrativo Municipal, o secretário municipal de Segurança Integrada, coronel Fernando Reis, fez a apresentação do PEP. O secretário municipal de Governo, Renato Rezende, também deu diretrizes e instruções sobre o tema, assim como o coordenador da Compdec, João Batista Afonso (o capitão Afonso).
O PEP estabelece ações preventivas, durante e pós-chuvas, e a responsabilidade de cada órgão que compõe a Compdec- com representação de todas as secretarias municipais, Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), a além de outros órgão, como Corpo de Bombeiros, polícias rodoviária estadual e federal, Polícia Militar, Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Departamento de Estradas de Rodagem (DER). O material está no Portal da Prefeitura. (Clique aqui e confira a cartilha atualizada)
A Defesa Civil orienta a população a tomar alguns cuidados em dias de chuva para evitar transtornos. Os motoristas devem evitar trafegar pelas regiões mais baixas da cidade, principalmente nas avenidas Rondon Pacheco e Professora Minervina Cândida de Oliveira. Em dias nublados, não é indicado deixar os veículos estacionados próximos a árvores, principalmente as mais antigas. Evitar ficar próximo a redes elétricas quando houver tempestades com raios e trovões também é outra dica da Defesa Civil.
Em caso de perigo acione:
Defesa Civil: 199
Corpo de Bombeiros: 193
Polícia Militar: 190
Para mais informações sobre o PEP Clique Aqui!