Publicidade

O áudio, formato de conteúdo que vem recebendo cada vez mais protagonismo no mercado, passa a contar com grandes nomes, antes exclusivos de produções audiovisuais

Combinando características simples e ao mesmo tempo muito poderosas, o áudio voltou com força ao hábito e à cabeça das pessoas. Nos hardwares, por exemplo, com a crescente dos clássicos fones de ouvido, passando pelos modernos modelos sem fio, Alexas e Siris e do lado do conteúdo, com os podcasts, formato que vem atraindo cada vez mais ouvintes e fãs.

Do ponto de vista do conteúdo esse crescimento é gigante. O mercado de podcasts já alcança cifras bilionárias no mundo todo, além de uma massa ávida por mais e mais conteúdos e formatos. Nos Estados Unidos, país que lidera os rankings de consumo e produção de podcasts, mais de 100 milhões de pessoas ouviram ao menos um episódio em 2020. No Brasil, segundo maior mercado do mundo, estima-se que 20 milhões de brasileiros escutem o formato todos os dias, enquanto mais de 60 milhões já escutaram ao menos uma vez.

E levando isso em consideração, a produção que já era grande, está crescendo cada vez mais, além de claro, ficar ainda mais qualificada e diversificada. E é nesse cenário que eles começam a atrair novos produtores de conteúdo, que antes eram exclusivamente do audiovisual e que passam a enxergar o áudio como um formato promissor e capaz de atingir um público bastante amplo e fiel.

“Com o crescimento da popularidade dos podcasts, muitas pessoas começaram a investir no formato e entenderam que por meio das produções é possível atingir e conversar com um público gigante”, comenta Luiz Felipe Marques, fundador da Orelo. “Além disso, o áudio é muito democrático e tem espaço para todo o tipo de conteúdo, permitindo que os produtores possam se expressar de formas diferentes”, ressalta.

Recentemente a plataforma Orelo lançou a série de áudio A Febre de Kuru, que inclusive traz a estreia de Cleo, atriz do audiovisual, encarando um novo desafio como produtora executiva, além de ser parte do elenco do podcast. Baseado na história verídica dos Crimes do Arvoredo, a trama narra os atos praticados pelo primeiro serial killer do mundo, o ex-policial José Ramos, em Porto Alegre, entre 1863 e 1864. A produção conta com 19 vozes originais, entre elas diversos atores como Silvero Pereira, Sérgio Mamberti, Reginaldo Faria, Negra Li, Lucélia Santos, Arlindo Bezerra e da própria Cleo, que interpreta a esposa de José Ramos, a jovem Catarina Palse.

“Nós trabalhamos muito para desenvolver um conteúdo que fosse completo, real, interessante e que conseguisse retratar e transmitir toda a história para os ouvintes apenas com áudio. Acredito que esse foi o maior desafio, já que precisamos passar e mostrar tudo por meio da voz”, explica Cleo, destacando que está muito empolgada com o novo projeto.

Além desse, a plataforma lançou nos últimos meses o podcast de ficção “Oculto” que também traz dois atores se aventurando no universo do podcast. A produção escrita e dirigida por Bernardo Barcellos e produção de Marina Person e Gustavo Rosa de Moura traz suspense e clima de investigação e conta a história de dois amigos, interpretados por Bianca Comparato (Rosa) e Gabriel Leone (Michel).  

Bianca afirma que é ouvinte ávida de podcasts e para ela essa é uma nova forma de contar histórias e de chegar de forma acessível ao público. “Quando o convite do Bernardo Barcellos e da Mira Filmes chegou, eu não hesitei. Procuro me desafiar e o Oculto é, sem dúvida, um desses desafios: atuei somente com minha voz e mesmo estando a milhares de quilômetros de distância do Gabriel trouxemos a intimidade necessária para contar essa história. Me senti num programa de rádio high-tech”, destaca.

Gabriel Leone também destaca a parceria e ressalta a experiência. “O nosso podcast foi o mais próximo de interpretar um personagem que estive no trágico ano passado, o que me fez um bem imenso. Reencontrar a Bianca em cena, dessa vez virtualmente e separados por milhas de distância, foi especial. E da mesma forma aconteceu com meus novos parceiros Gustavo, Bernardo e toda a turma”, finaliza o ator.

Essas e muitas outras produções originais podem ser ouvidas com exclusividade na Orelo, aplicativo de conteúdos em áudio que pode ser baixado gratuitamente na Apple Store e Google Play.

Sobre a Orelo

A Orelo é um aplicativo de conteúdo em áudio, que oferece podcasts originais, um vasto catálogo global com mais de 700 mil títulos, além de conteúdos ao vivo, valorizando o bom conteúdo e a experiência do usuário. O app conta com a contribuição de criadores renomados para o desenvolvimento de conteúdos especiais, abordando diferentes temáticas como notícias, cultura, esportes, entretenimento e muito mais. Pioneira, a Orelo é a primeira plataforma exclusiva de podcasts a remunerar os criadores de conteúdo do formato por streaming. Foi criada pelo empreendedor Luiz Felipe Marques

Deixe uma resposta