
PL já é o maior do Brasil e tem pré-candidatos em Uberlândia
Impulsionado pela filiação do presidente Jair Bolsonaro, o Partido Liberal (PL) atraiu muitos deputados e terminou o período da janela partidária como a maior bancada na Câmara, saltando de 42 para 73 parlamentares.
Grande parte desses deputados que se filiaram ao PL estava no União Brasil, fusão do PSL e DEM, que saiu dos 78 e agora tem 47 parlamentares.
Já na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o movimento foi semelhante. O PL hoje tem a terceira maior bancada com nove parlamentares, sendo que sete se filiaram durante a janela partidária, cujo prazo terminou no dia 1⁰ de abril, às 23h59.
Os deputados e senadores interessados em trocar de partido poderiam fazer sem correr o risco de perder o mandato até essa data. Como a regra só vale para em caso de final de mandato, os vereadores que desejam concorrer a um cargo em 2022 deverão ter autorização das legendas atuais, ou se enquadrarem nas exceções, como em casos de fim ou fusão do partido, desvio do programa partidário ou grave discriminação pessoal.
Até os minutos finais da janela partidária, o diretório municipal do PL em Uberlândia também teve grande adesão de novos filiados. Conforme bastidores e matéria divulgada no jornal Diário de Uberlândia, o PL conta hoje com quatro pré-candidatos.
Kenner Garcia e Ricardo Pereira entram na disputa por cadeiras na Câmara Federal. Já na ALMG, os pré-candidatos são Cristiano Caporezzo (atual vereador) e Pampa (campeão olímpico com a Seleção Brasileira de Vôlei em 92).
O presidente do diretório do PL em Uberlândia, José Manoel Pacheco, está confiante na representatividade de Uberlândia na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e na Câmara dos Deputados.
“Na minha visão, o PL deve fazer 10 nomes em todo o Estado. Acredito que teremos dois de Uberlândia nesta lista, assumindo cadeiras na ALMG e temos apostas também da cidade e região para deputado federal, como Zé Vitor que busca a reeleição. Tudo será muito bem acertado nas convenções partidárias, em julho”.
Pacheco também destacou a movimentação do PL na cidade. “Uberlândia é um berço do bolsonarismo devido às frentes evangélicas e ao setor agro, por exemplo. Essa força e a ida do presidente para o PL movimentaram o cenário político nacional e Uberlândia também contribuiu para esse cenário”, disse.