Aconteceu nos dias 03, 04 e 05 de fevereiro o evento que reuniu conhecimento e estratégias de uma das maiores empresárias do e-commerce de semijoias, proprietária da Francisca Joias, Sabrina Nunes.
O empreendedorismo feminino no Brasil é um tema cada vez mais relevante nas pautas do mercado. Nos últimos anos, o número de mulheres empreendedoras cresceu gradativamente, e, muitas mulheres têm feito a diferença nos mais variados setores da economia.
Dados do PNAD – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios revelaram que em 2022 o número de mulheres empreendedoras no Brasil mais que dobrou. Dez milhões de brasileiras empreenderam abrindo seu próprio negócio. Esse dado representa 34% a mais em comparação a 2021. Isso significa que cada vez mais mulheres estão aderindo ao empreendedorismo no país. Apesar do avanço significativo das mulheres empreendedoras no Brasil, ainda existem diversas barreiras a serem ultrapassadas para que elas possam ter sucesso. Uma delas é a falta de acesso a financiamento e crédito, que pode ser um obstáculo para o desenvolvimento de novos negócios. Outro fator é o ambiente machista e misógino em que muitas mulheres ainda vivem. Essa cultura de desvalorização das mulheres pode intimidar e desestimulá-las a empreenderem.
Pensando em quebrar todas as crenças limitantes, que a sociedade impõe para as mulheres, Sabrina Nunes criou o evento Ano de Ouro e ressalta: “o evento é um reflexo da minha própria vida, por muito tempo minha empresa era minha prioridade, criava metas e desafios somente para minha vida profissional e esquecia do que era mais importante, eu mesma e minha família. O evento Ano de Ouro é um evento que busca equilibrar e encontrar uma maneira de crescer, ter sucesso e evoluir em todas as áreas da sua vida. Meus métodos, minhas ferramentas e minha mentalidade são expostas nesse evento para potencializar o negócio de cada empreendedora presente”.
Muitos assuntos foram abordados no evento Ano de Ouro, mas o principal foi e-commerce, modalidade de compra e venda relativamente novo que está sendo impulsionado pela demanda de compradores que buscam maior conveniência e variedade.
Muitas mulheres, devido a sua rotina familiar, iniciam seu próprio negócio via E-Commerce. Com a pandemia, no ano de 2020, inúmeras empresas migraram suas vendas para o mundo digital. Conversamos com a empresária Ananda Souza, proprietária da loja Amar Biquínis, e afirmou que, “na pandemia, nosso site se tornou nosso único canal de vendas e nos tornamos muito conhecidos pelo Brasil. Enviamos biquínis para todos os estados do país e para diversos países como Portugal e Suíça”.
Sabrina Nunes deixa uma dica de ouro para futuras empreendedoras: “para ter sucesso, você precisa estar cercado de pessoas com o mesmo objetivo, mude de ambiente e inspire-se em pessoas que já alcançaram o sucesso”.