Today terça-feira, 18th novembro 2025
Imprensa e Mídia

Notícias de Uberlândia, Brasil e Mundo

Oficina Cultural conta agora com um estúdio de gravação para produção independente

Oficina Cultural conta agora com um estúdio de gravação para produção independente

 No mês em que comemora 136 anos de história, Uberlândia passa a contar com o primeiro estúdio público para gravações de materiais audiovisuais de artistas independentes. O espaço, batizado de Estúdio Heitor Paparotto Neto e inaugurado nesta quarta-feira (14) na Oficina Cultural, foi desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), e estará disponível em breve para agendamento. Durante a tarde, o prefeito Odelmo Leão visitou as instalações.

Nos próximos dias, será publicado o regulamento de uso no Diário Oficial do Município (DOM), mas a proposta é que o estúdio público seja para uso de artista amadores e profissionais sem condições de custear o aluguel em estúdios particulares. Além disso, será preciso possuir cadastro municipal de agente cultural e obter autorização prévia do Município.

A estrutura tem uma sala para ensaios e gravações, climatizada e com tratamento acústico, e outra sala para a equipe técnica. Há ainda sistema de captação simultânea de áudio de até 16 canais, monitor de referência, computador e console, conversor e interface de áudio.

O nome do estúdio homenageia o ex-servidor municipal Heitor Paparotto Neto, falecido em 2016 e que atuou por mais 20 anos na área de produção de eventos, com foco na montagem, sonorização e iluminação, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Entre os trabalhos em que esteve à frente, consta a direção executiva do projeto Selo Uberlândia, realizado nos anos de 2008 e 2009 dentro do programa municipal Cidade da Música. A Oficina Cultural, onde se localiza a estrutura, fica na praça Clarimundo Carneiro, 204.

Aldair dos Santos

Formado em Comunicação Empresarial pela Faculdade Pitágoras e Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo (UNITRI), em Uberlândia, o jornalista Aldair dos Santos atua há mais de 20 anos na área de Comunicação e Mídias Digitais.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Leia também x