O que faz um agente comunitário de saúde: entenda aqui
4 mins read

O que faz um agente comunitário de saúde: entenda aqui

Basta fazer uma rápida pesquisa no Google para descobrir as vagas disponíveis para agente comunitário de saúde. O profissional, que tem um papel importante na prevenção de doenças e na garantia da qualidade de vida da população, é cada vez mais valorizado pelo mercado de trabalho.

A partir de agora, mostraremos o que faz esse profissional, como funciona a rotina dele, onde atua e como se especializar para conseguir ótimas oportunidades.

Afinal, o que faz um agente comunitário de saúde?

Conhecido também como agente de saúde, o profissional tem como missão fazer atividades que ajudam a prevenir doenças e que garantem a saúde da população.

As ações são feitas com base em estratégias de educação popular. O agente pode atuar tanto em residências como em comunidade, de acordo com as normas do Sistema Único de Saúde (SUS).

O dia a dia do profissional comporta diversas atividades. Ele faz, por exemplo, visitas em residências para ajudar na conscientização, orientação e identificação de pessoas com sintomas de doenças agudas e crônicas. Depois, o especialista encaminha o paciente para a unidade de saúde da região em que ele mora.

O agente também monitora o estado de saúde de pessoas que pertencem aos seguintes grupos.

  • Grávidas;
  • Lactantes;
  • Idosos;
  • Crianças;
  • Adolescentes;
  • Pessoas em sofrimento psíquico;
  • Dependência química;
  • Grupos em geral em vulnerabilidade.

Na rotina do agente de saúde, também é incluído o combate a proliferação de vetores que são responsáveis por causar epidemias e que são possíveis focos de reprodução do Aedes aegypti, o “mosquito da dengue”.

Como atua um agente comunitário de saúde?

  1. Visita as casas da população;
  2. Preenchimento de um formulário com dados sobre a família que mora na casa;
  3. Encaminhamento de orientação para manutenção da saúde e da qualidade de vida dos indivíduos;
  4. Encaminhamento de certos participantes para os serviços de saúde da cidade.

De acordo com o site Glassdoor, o salário médio de agente comunitário de saúde no país é de R$ 1.674. A remuneração do agente comunitário pode mudar conforme cada estado.

Onde atua um agente comunitário de saúde?

A atuação está relacionada diretamente à comunidade urbana e rural. O profissional tem forte ligação com o gestor local do SUS, uma vez que ele precisa encaminhar as suas tarefas.

O programa mais importante de âmbito nacional em que o agente de saúde atua é a Estratégia de Saúde da Família.

Quais são os requisitos para ser um agente comunitário de saúde?

Não há mistérios em relação aos requisitos da vaga. Veja abaixo.

  • Ensino médio completo
  • Residir na mesma cidade de atuação
  • Aprovação em concurso público

Um agente de saúde é contratado por meio de um concurso público ou processo seletivo. Geralmente, as etapas são conduzidas por prefeituras, governo do estado ou órgão do governo federal.

É obrigatório morar na mesma região em que vai trabalhar, pelo menos, até a data de publicação do edital do concurso ou do processo seletivo.

Para ser aprovado, é fundamental finalizar um curso de formação inicial. A carga horária exigida é de, pelo menos, 40 horas.

Muita gente não sabe, mas a lei permite contratar pessoas com Ensino Fundamental completo, desde que não haja outro candidato com Ensino Médio completo e que esteja participando do concurso.

Para ingressar na carreira e conhecer mais detalhes sobre a profissão, você pode fazer um curso de agente comunitário de saúde. Existem escolas online, como EW Cursos, que oferecem um conteúdo programático completo para o aluno.

Além disso, é possível adquirir um certificado válido, estudar de onde quiser, ter acesso ao material com um preço acessível e conteúdo atualizado. Sem dúvidas, é uma ótima porta de entrada para a carreira.

Após descobrir o que faz um agente comunitário de saúde, siga-nos nas redes sociais e conheça outras informações que impactam no sucesso da sua carreira.

Deixe uma resposta