O que faz o departamento de compras de uma empresa?
5 mins read

O que faz o departamento de compras de uma empresa?

Quando falamos de uma empresa estamos falando de um negócio que tem vários setores, e cada um deles deve existir para cooperar com outros.

Ainda que dois setores sejam completamente diferentes um do outro, eles precisam operar em uma mesma frequência, se um deles falha, vai causar um problema para empresa que pode acabar gerando um problema para outro setor.

É como uma grande mesa de 4 pernas, se uma sai, as outras não conseguem equilibrar. O problema é que não é todo empresário que sabe disso, ao menos não no começo de sua carreira.

Acontece quando uma pessoa abre um novo negócio, ela vai começar a fazer tudo sozinha, mas muitas não percebem a necessidade de contar com mais pessoas mesmo quando a empresa está em crescimento.

Isso transforma a pessoa em um gargalo, onde tudo tem que passar por ela, e assim ela acaba focando só no que ela, no auge de seu amadorismo, considera importante, isto é: financeiro, marketing, vendas e coisas do tipo, e não é à toa que pelo menos metade das empresas fecham em até 3 anos no Brasil

Isso muitas vezes faz com que a pessoa nem ao menos se dê o trabalho de dar atenção para todos, e nesse sentido um departamento que sofre muito com isso, é o de compras.

O departamento de compras é fundamental em uma empresa, e isso por vários motivos, e deixar ele defasado é pedir para ter uma queda na qualidade do que você vende, na velocidade de produção, e consequentemente nos seus lucros.

Mas será que você sabe o que um departamento de compras faz? Hoje estamos aqui para dar uma luz e te mostrar o porquê você deve dar mais atenção para essa área. Hoje vamos ensinar o que é um departamento de marketing e o que ele faz. 

O que é departamento de compras?

Vamos começar do básico então. O departamento de compras é aquele que é responsável por literalmente comprar coisas que a sua empresa precisa. Normalmente estamos falando de mercadorias que você vende, materiais para você produzir o que vende.

Isso vai depender muito de qual o ramo que a sua empresa seguir, mas independente de qual o ramo, você vai precisar comprar coisas. 

Muitas pessoas podem pensar que isso é trabalho do departamento financeiro, pelo fato de mexer com o dinheiro da firma e tudo mais, mas não o financeiro serve para administrar o dinheiro.

Ele é como se fosse o consultor para saber o que dá ou não dá para fazer baseado nas finanças. Logo, o departamento de compras também não toma conta do dinheiro, ele só compra.

Por conta disso, financeiro e compras devem funcionar em perfeita harmonia, como se o dono da empresa fosse checar como departamento financeiro para saber se uma compra tem condições financeiras de ser feita, se a resposta for sim, ele repassa isso para o departamento de compras para que ele trabalhe nisso.

Se você pegar algumas empresas pequenas, é natural que nem sempre existam departamentos  e o dono da empresa se vira como pode, mas isso sempre tem que ser uma condição temporária, principalmente pensando no crescimento e desenvolvimento do seu negócio.

A questão é: quanto mais seu negócio crescer, mais coisas ele vai ter que produzir, e vai chegar o momento em que, não importa o quanto você se esforce, você vai precisar de ajuda.

 E um departamento próprio para uma carteira como essa vai fazer com que tudo aconteça mais rapidamente, de uma forma sistematizada, trazendo assim mais profissionalismo a tudo. 

A importância do departamento de compras

Pense no seguinte, conforme você vende você precisa que seu estoque seja reposto, pois isso precisa funcionar em harmonia. Você não pode deixar seu produto acabado ao ponto de não ter o que vender, nem ter produtos demais encalhados.

Quem busca esse equilíbrio por você é justamente o departamento de compras, que vai fazer uma análise junto a suas vendas, para saber como os produtos tem que girar

Isso é claro, se você vende um produto a pronto, se você produz algo e vende, o trabalho deles pode ser ainda mais complexo, já que aí eles têm que analisar os produtos que você usa para produzir, o quanto de cada, quanto você vende.

 Em conclusão, podemos dizer que o departamento de compras é o que permite que o seu negócio esteja ativo e tendo o que vender, sem que você se enrole na sua administração e termina com clientes sedentos e prontos para irem embora se você não atender, e um estoque completamente vazio.

Então o conselho é: atenção nesse setor, igual a todos os outros da sua empresa, porque ele também é uma engrenagem muito importante no grande maquinário que é ter um próprio negócio.

Deixe uma resposta