O que estudar para ser especialista do Sono?
5 mins read

O que estudar para ser especialista do Sono?

Se você quer entrar na indústria do sono e conseguir ajudar as pessoas com distúrbios e problemas na área, precisa aprender o que estudar para ser especialista do sono. Afinal de contas, como mostra o Blog Apsique, essa é uma área muito complexa e com diversas ramificações em nossa vida. Isso mesmo: desde psicólogos até dentistas acabam trabalhando de uma forma ou outra com distúrbios do sono.

Além disso, é importante ter em mente que a demanda na área é bem grande: milhões de brasileiros sofrem de pelo menos um distúrbio do sono e nós estamos entre os países com o menor ciclo do sono durante a noite, só perdendo para o Japão e Singapura. Portanto, é seguro afirmar que há grande espaço para melhorias em nossa jornada do sono e muita demanda para quem trabalha na área.

Portanto, é vital saber o que estudar para ser especialista do Sono. Quer aprender? Então siga a leitura do artigo abaixo com bastante atenção!

O que estudar para ser especialista do Sono?

Um ponto importante a ter em mente sobre trabalhar com a saúde do Sono dos pacientes é que, por enquanto, essa não é uma área 100% regulamentada (o que não significa que seja ilegal, o que não é). Na prática, não há um “médico do sono”, por assim dizer, já que os distúrbios do sono podem ser tratados por vários especialistas diferentes.

Por exemplo, suponha que você tenha um problema de roncar muito durante o sono. Um especialista que pode tratar isso é um Ortodontista, uma vez que a musculatura miofuncional, aquela que dá base e função para seu rosto e garganta, está por trás dos roncos. Ao mesmo tempo, outros profissionais podem ajudar a tratar esse problema também (desde que entendam a origem e causa do problema).

Além disso, imagine outro distúrbio do sono como a Insônia. Nesse caso, o problema pode ser de ordem psicológica (o que é melhor tratado por um analista ou psiquiatra) ou de ordem hormonal, sendo melhor tratado por outro profissional ainda.

Portanto, a base de formação para ser um profissional do Sono varia muito, uma vez que ainda não há uma formação básica para isso. No entanto, há uma formação posterior ao início da carreira do profissional, que é o que falaremos a seguir!

Medicina do Sono

A formação de Medicina do Sono funciona, atualmente, como se fosse uma espécie de pós ou especialização de um profissional da área. Ela pode ser feita por vários tipos de profissionais diferentes, desde que eles cumpram os requisitos mínimos pretendidos por quem dá o curso (normalmente o Instituto do Sono ou entidades semelhantes).

A formação conta com todas as informações e ensinamentos necessários para quem quer atuar na área e conseguir ajudar os pacientes a tratar dos seus distúrbios do sono, sejam eles quais forem.

Além disso, a formação também ensina como fazer análises e exames do sono (especialmente a Polissonografia), como diagnosticar os principais distúrbios da área e a encaminhar os pacientes para o principal médico que pode tratá-lo (ou fazer o tratamento por conta própria mesmo).

Sem a formação em Medicina do Sono, nenhum profissional de nenhuma área conseguirá tratar problemas do sono de maneira eficaz e sem poder promover seus serviços na área.

Especializações com conteúdo de origem

Depois de fazer a formação de Medicina do Sono, o especialista deverá estudar mais profundamente os impactos do sono na sua área de origem ou, talvez, os problemas da sua área de origem no ciclo do sono dos pacientes.

Por exemplo, suponha um pediatra que tenha feito a Medicina do Sono. Ele poderá seguir seus estudos com base nos efeitos do sono nas crianças e em seu desenvolvimento, estudando o impacto de dormir no desenvolvimento dos mais jovens e por aí vai.

Ao mesmo tempo, um especialista em química ou Farmácia poderá avançar seus estudos na área ao pesquisar o desenvolvimento de remédios que possam ajudar a tratar os principais problemas de quem sofre de distúrbios do sono de maneira mais segura e eficiente.

É importante entender que a Ciência do Sono ainda é relativamente recente e, portanto, está em pleno desenvolvimento. Seu trabalho na área ajudará a desenvolvê-la ainda mais, especialmente se você tiver uma veia para se tornar um pesquisador e liderar projetos de pesquisas dentro do seu segmento médico.

Pronto! Agora você já sabe o que estudar para ser especialista do Sono. Seu caminho na área vai depender da sua origem: psicólogos trabalharão mais com a análise dos sonhos, enquanto dentistas com o foco na Apneia do Sono e na respiração bucal. Outros profissionais terão diferentes focos, o que faz com que essa seja uma área promissora e em grande expansão.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião e diga se tem ou não o interesse em trabalhar na área!

Deixe uma resposta